Mundo

Renúncia de ministro britânico destaca divisão em partido de premiê

Por William James

LONDRES (Reuters) – O ministro internacional para o meio ambiente do Reino Unido, Zac Goldsmith, renunciou de seu cargo nesta sexta-feira, dizendo que o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, estava “desinteressado” em questões ambientais, em um movimento que destaca a profunda divisão no Partido Conservador.

Com uma eleição prevista para o ano que vem e o Partido Conservador atrás da oposição nas pesquisas de opinião, o grupo está dividido entre os leais a Sunak e aqueles, como Goldsmith, que acham que o ex-premiê Boris Johnson foi injustamente marginalizado.

Goldsmith disse nesta sexta-feira que o Reino Unido perdeu seu papel de liderança global em questões climáticas. Ele rejeitou uma tentativa de Sunak de enquadrar sua renúncia como uma reação ao pedido de desculpas pelas críticas a uma investigação de um comitê parlamentar sobre Johnson.

Goldsmith disse que estava feliz em pedir desculpas por suas críticas ao Comitê de Privilégios.

“O problema não é que o governo seja hostil ao meio ambiente, é que você, nosso primeiro-ministro, está simplesmente desinteressado”, disse Goldsmith, que tem assento na câmara alta do Parlamento e ocupou o cargo de Ministro de Estado para Territórios Ultramarinos, Commonwealth, Energia, Clima e Meio Ambiente.

Sunak respondeu a Goldsmith com uma carta que começava: “Você foi solicitado a se desculpar por seus comentários sobre o Comitê de Privilégios, pois achamos que eles eram incompatíveis com sua posição como ministro da Coroa. Você decidiu seguir um curso diferente”.

Alguns dos aliados de Johnson têm criticado cada vez mais o governo desde que ele renunciou ao Parlamento no início deste mês em protesto contra um relatório que descobriu que ele havia enganado deliberadamente os parlamentares sobre as festas em Downing Street em meio ao confinamento provocado pela Covid-19.

Em sua carta de demissão, Goldsmith disse que o Reino Unido “saiu visivelmente do cenário mundial e retirou nossa liderança em clima e natureza”.

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ5T0RR-BASEIMAGE

To Top