Mundo

Ucrânia espera conquistar a América Latina por meio da presidência da Espanha na UE

MADRI (Reuters) – A Ucrânia espera usar a presidência rotativa da Espanha na União Europeia para “ganhar influência” na América Latina, onde vários países se opuseram aos esforços de Kiev para recuperar território ocupado pela Rússia, disse o presidente Volodymyr Zelenskiy à imprensa espanhola.

A declaração desta sexta-feira, véspera de uma visita do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, no momento em que ele começa a presidência rotatória de seis meses, Zelenskiy disse que vários países não especificados barraram um convite feito pelo espanhol a ele para cúpula UE-América Latina em Bruxelas entre 17 e 18 de julho.

“Temos uma fórmula de paz, e Pedro nos apoiou bastante. Ele está em diálogo constante com a América Latina, e eles ouvem o que ele diz, é um fato. Mas eu direi francamente que alguns países latino-americanos estão bloqueando a decisão e este convite”, afirmou, em comentários veiculados pela emissora estatal TVE.

“Eu quero que eles não apenas se juntem à fórmula de paz, mas que se oponham à guerra”, acrescentou. 

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, irritou países ocidentais neste ano ao sugerir que o Ocidente estava “encorajando” a guerra ao armar a Ucrânia. 

Na entrevista, Zelenskiy também cobrou um plano concreto para que seu país entre na Otan.

(Reportagem de Emma Pinedo e David Latona)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ5T0UJ-BASEIMAGE

To Top