Benefícios

INSS com o PREVBarco: unidade móvel leva atendimento às populações mais distantes

previdencia social meu inss

INSS com o PREVBarco: unidade móvel leva atendimento às populações mais distantes Além das mais de 1,5 mil Agências da Previdência Social (APS) distribuídas pelo país, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem cinco unidades móveis flutuantes – os chamados PREVBarcos. Dois deles navegam nos rios do Estado do Amazonas, dois no Pará e outro em Rondônia. Todas as unidades cumprem os requisitos de acessibilidade para segurados e beneficiários com deficiência ou mobilidade reduzida. E em breve, mais unidades serão inauguradas.


A estrutura dos barcos permite o acesso a locais isolados, ampliando o alcance de atendimento e evitando que ribeirinhos tenham de navegar por longas distâncias, em viagens que podem chegar a até 22 dias, com destino a uma cidade que tenha unidade do INSS.

O público de maior demanda é formado por segurados especiais e uma parcela da população abrangida pelo direito ao Benefício de Prestação Continuada ((BPC), previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas). O BPC é destinado a idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência, desde que comprovem baixa renda.

As embarcações possuem equipamentos de última geração para navegabilidade e estrutura completa de atendimento, o que possibilita que os segurados recebam os mesmos serviços de uma agência fixa do INSS.

Além das salas de atendimento, há uma para perícias médicas e outra para avaliações dos benefícios assistenciais.

To Top