Technology

WhatsApp: Como editar mensagens e senhas do app?

whatsapp aplicativo

WhatsApp: Como editar mensagens e senhas do app? Nos últimos meses, o WhatsApp anunciou uma série de novidades para proteger a sua conta no aplicativo de mensagens. Entre elas estão uma função que impede o roubo de conta e a proteção de conversas com senha ou biometria.

Áudio no “Status”, chamada de voz/vídeo com mais pessoas e edição de mensagens são outros recursos anunciados pela empresa. Relembre abaixo as últimas novidades no WhatsApp:

Áudio no ‘Status’

Em fevereiro, o WhatsApp anunciou a introdução de mensagens de voz no “Status”. Com isso, é possível compartilhar áudio de até 30 minutos com familiares e amigos.

“O status de voz pode ser usado para enviar atualizações mais pessoais, especialmente se você se sente mais confortável falando do que escrevendo”, disse a empresa.

Também houve novidades nas reações do “Status”. Assim como no Instagram, ao deslizar o dedo para cima, o usuário poderá reagir com uma das oito figurinhas disponíveis: 😍😂😮😢🙏👏🎉💯.

Chamadas de voz/vídeo com mais pessoas

Em março, o WhatsApp também anunciou um novo aplicativo para computadores com Windows que, além de trocas de mensagens, permite fazer chamadas de vídeo com até oito pessoas e de áudio com até 32 participantes.

Essas opções estavam disponíveis no app para PC desde 2021, mas elas suportavam apenas ligações entre duas pessoas. Veja como fazer chamadas no WhatsApp pelo computador:

Baixe o novo aplicativo do WhatsApp para Windows aqui;

Faça primeiro o login no seu WhatsApp no celular. No Android, toque nos três pontinhos localizado na parte de cima da tela e aperte em “Aparelhos conectados”. No iPhone, clique no ícone da engrenagem (Configurações) e toque em “Aparelhos conectados”;

Em seguida, escaneie com o celular o QR Code que aparece na tela do computador;

Abra uma conversa e, ao lado da foto e do nome do seu contato, clique no ícone de ligação por voz ou vídeo.

Mesma conta em vários aparelhos

Em abril, o mensageiro anunciou que seria possível usar uma conta em até quatro celulares ao mesmo tempo.

Segundo a empresa, o recurso funciona de forma parecida com a solução que liberou em 2021 o envio de mensagens em navegadores, computadores e tablets mesmo quando o celular não está conectado à internet.

Os celulares se conectam de forma independente à conta e, mesmo com a mudança, o WhatsApp afirma que mensagens, arquivos, ligações e outras informações seguem protegidas com criptografia de ponta a ponta.

Proteção contra roubo de conta

Também em abril, o WhatsApp anunciou uma mudança para evitar roubos de conta: agora, se houver uma tentativa de transferir as conversas para um novo celular, o aplicativo poderá solicitar uma confirmação no aparelho antigo.

Com a mudança, quando notar um comportamento suspeito, o app vai perguntar no celular antigo se você realmente quer migrar a conta para outro smartphone. O aplicativo não divulga o que leva em conta para classificar uma situação como suspeita.

Edição de mensagem enviada

A edição de mensagem foi anunciada no final de maio e permite alterar o texto que é enviado. É possível usar a opção até 15 minutos depois que o texto for compartilhado na conversa.

Segundo o WhatsApp, o recurso é útil para corrigir erros ortográficos e para dar mais contexto a uma mensagem, por exemplo. E, quando há uma mudança no texto, o aplicativo informa o horário da edição para todos os outros participantes da conversa.

Legendas em fotos, vídeos e documentos

Também em maio, a empresa anunciou que os usuários poderiam encaminhar mídias, como fotos e vídeos, acompanhadas de novas legendas. Segundo o WhatsApp, antes mesmo de compartilhar um conteúdo recebido, você pode adicionar outro texto para dar mais contexto, por exemplo.

A novidade também está disponível para o encaminhamento de PDFs. “Assim como fotos e vídeos, os documentos que você compartilha podem exigir alguma explicação. Seja um artigo de jornal ou arquivo de trabalho, agora você pode adicionar legenda antes de compartilhar”, explicou o WhatsApp.

Proteger conversas com senha ou biometria

Usuários do app de mensagens podem proteger suas conversas específicas com senha ou biometria, como impressão digital ou facial. O recurso permite ocultar um chat da tela inicial do WhatsApp, que é “transferido” para uma pasta segura, chamada “Conversas protegidas”.

O WhatsApp afirma que, quando ativada, a função também esconde automaticamente o conteúdo da conversa protegida nas notificações.

Por enquanto, não é possível personalizar a senha que protege suas conversas, mas eles já adiantaram que, em breve, será possível definir uma credencial para cada chat.

To Top