Tecnologia

ByteDance, dona do TikTok, permitirá que funcionários dos EUA vendam ações da empresa, dizem fontes

Por Echo Wang

NOVA YORK (Reuters) – A ByteDance, empresa chinesa proprietária do TikTok, permitirá que seus funcionários nos Estados Unidos vendam as ações da companhia sem a necessidade de aguardarem sua listagem no mercado de ações, segundo fontes familiarizadas com o assunto.

A medida visa apaziguar os funcionários inquietos que aguardavam uma oferta pública inicial (IPO) para lucrar com as ações que receberam como parte de sua remuneração.

O movimento é também uma indicação de que a ByteDance, cujo valor de mercado superior a 200 bilhões de dólares a torna a startup mais valiosa do mundo, não tem pressa em abrir o capital diante da intensa regulação de Pequim sobre os gigantes de tecnologia da China.

A ByteDance agora permitirá que ações restritas dos funcionários dos EUA sejam adquiridas, desde que tenha decorrido tempo suficiente, disseram as fontes. Anteriormente, a empresa condicionava a operação a um “evento de liquidez”, como um IPO ou venda da empresa, acrescentaram. Uma vez liberado, os funcionários podem vender os papéis em um dos programas de recompra de ações da ByteDance.

Os funcionários foram informados das mudanças nesta terça-feira, de acordo com as fontes. Um porta-voz da ByteDance confirmou que a empresa mudou suas regras da operação, mas se recusou a comentar os detalhes.

“Nossa meta é fornecer recompensas competitivas para nossos funcionários. Anunciamos uma solução interna que permitirá que nossos funcionários nos EUA sejam elegíveis para participar de futuros programas de recompra de ações”, disse o porta-voz.

A mudança se aplica aos funcionários da ByteDance nos EUA, que incluem cerca de 7 mil funcionários do TikTok.

As alterações nas regras têm uma desvantagem para alguns funcionários, disseram as fontes. A aquisição das ações agora será considerada um evento tributável nos EUA, mesmo para os funcionários que não venderam seus papéis.

Eles terão que pagar o imposto do próprio bolso ou vender parte de suas ações para cobrir essa despesa, segundo as fontes.

Os funcionários possuem 20% da ByteDance, enquanto 60% são de propriedade de investidores globais e 20% de seus fundadores.

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ6A0RZ-BASEIMAGE

To Top