Brasil

Confiança do investidor alemão cai mais do que o esperado em julho, mostra ZEW

BERLIM (Reuters) – A confiança do investidor da Alemanha piorou em julho, disse o instituto de pesquisa econômica ZEW nesta terça-feira, relatando uma queda acentuada em seu índice para -14,7 pontos, de -8,5 pontos em junho.

Analistas consultados pela Reuters apontavam para uma leitura de julho de -10,5.

Taxas de juros de curto prazo mais altas na zona do euro e nos Estados Unidos, bem como mercados de exportação fracos, como a China, foram os principais motivos para a perspectiva negativa, disse o presidente do ZEW, Achim Wambach.

Especialistas do mercado financeiro preveem uma nova deterioração da situação econômica até o final do ano, acrescentou.

A queda está em linha com a mais recente pesquisa do Ifo sobre o moral empresarial alemão e com o índice Sentix para a zona do euro, que caíram mais do que o esperado.

“As perspectivas econômicas para a segunda metade do ano tornaram-se ainda mais sombrias”, resumiu o economista sênior do Helaba, Ralf Umlauf.

O índice do ZEW que mede como os investidores avaliam atualmente a economia alemã também caiu em julho, com recuo de 3 pontos, para -59,5.

A economia alemã entrou em recessão no início de 2023, quando os gastos das famílias, uma importante fonte de crescimento para o motor econômico da Europa, sucumbiram à pressão da alta inflação.

(Reportagem de Rene Wagner e Miranda Murray)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ6A0CP-BASEIMAGE

To Top