Mundo

Coreia do Norte diz que plano dos EUA de enviar bombas de fragmentação para Ucrânia é “criminoso”

SEUL (Reuters) – A Coreia do Norte condenou na terça-feira a decisão do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de enviar bombas de fragmentação para a Ucrânia como um “ato criminoso” e exigiu a retirada imediata do plano.

O fato de Biden ter admitido que foi uma decisão difícil mostra que ele estava ciente das consequências desastrosas do uso de bombas de fragmentação, disse a ministra das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Choe Son Hui, em comunicado divulgado pela agência de notícias oficial KCNA.

“Condeno veementemente a decisão dos EUA de fornecer armas de destruição em massa à Ucrânia como um ato criminoso perigoso, uma vez que tenta levar o mundo a uma nova calamidade, e exijo que seja retirado imediatamente”, afirmou ela.

A reclusa Coreia do Norte tem buscado laços mais estreitos com o Kremlin e apoiou Moscou depois da invasão da Ucrânia em fevereiro do ano passado.

Os Estados Unidos anunciaram na semana passada que enviarão à Ucrânia as controversas armas – proibidas por mais de 100 países – como parte de um pacote de segurança de 800 milhões de dólares.

A Ucrânia disse que a decisão dos EUA ajudará a liberar o território ucraniano, mas prometeu que as munições não seriam usadas na Rússia.

(Reportagem de Jack Kim)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ6A0CR-BASEIMAGE

To Top