Brasil

OCDE vê espaço para lucros empresariais absorverem aumentos de salário

PARIS (Reuters) – As empresas na maioria dos países têm lucro suficiente para absorver um aumento nos salários necessário para os funcionários lidarem com a alta inflação, disse a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) nesta terça-feira.

Embora os mercados de trabalho estejam apertados, os empregadores não aumentaram os salários no ritmo da inflação em 31 dos 34 países rastreados nas Perspectivas de Emprego de 2023 da OCDE.

Levando em consideração a inflação, os salários caíram 3,8% no primeiro trimestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano anterior, com a maior queda na Hungria, de 15,6%, disse o relatório.

Embora os trabalhadores tenham visto a inflação corroer seu poder de compra, todos os países do relatório viram os lucros das empresas crescerem mais rapidamente do que os salários desde a pandemia.

“O custo de uma crise de vida é um custo que deve ser dividido entre o que os governos podem fazer, o que as empresas devem fazer e o que os trabalhadores devem fazer”, disse o chefe de política trabalhista da OCDE, Stefano Scarpetta, em coletiva de imprensa.

“Há algum espaço nos lucros para acomodar algum aumento nos salários sem necessariamente gerar uma espiral preços-salários”, acrescentou Scarpetta.

Quanto os salários poderiam ser aumentados dependeria de país para país e os setores também precisariam ser levados em consideração. Além disso, os aumentos de lucro foram menores em pequenas e médias empresas, disse ele.

(Por Leigh Thomas)

To Top