Brasil

ONU e Comissão Europeia correm para salvar acordo de grãos no Mar Negro antes de prazo final

Por Michelle Nichols

NAÇÕES UNIDAS (Reuters) – A Comissão Europeia está ajudando as Nações Unidas e a Turquia a tentar estender um acordo que permite a exportação de grãos da Ucrânia pelo Mar Negro, e O bloco está aberto a “explorar todas as soluções”, disse um porta-voz da União Europeia nesta quinta-feira, antes da data de vencimento do acordo na segunda-feira.

A ONU e a Turquia intermediaram a Iniciativa de Grãos do Mar Negro com a Rússia e a Ucrânia em julho de 2022 para ajudar a aliviar uma crise alimentar global agravada pela invasão de Moscou no país vizinho e o bloqueio dos portos ucranianos. A Ucrânia e a Rússia estão entre os principais exportadores de grãos do mundo.

A UE está considerando conectar uma subsidiária do Banco Agrícola Russo (Rosselkhozbank) à rede internacional de pagamentos Swift para permitir transações de grãos e fertilizantes, disseram fontes familiarizadas com as discussões à Reuters na quarta-feira.

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, propôs em uma carta ao presidente russo, Vladimir Putin, na terça-feira, que Moscou permita que o acordo de grãos do Mar Negro continue por vários meses para dar à UE tempo para conectar uma subsidiária do Rosselkhozbank ao Swift, afirmaram à Reuters duas dessas fontes familiarizadas com as discussões.

Durante uma visita a Bruxelas na quinta-feira, Guterres disse a jornalistas que ainda não havia recebido uma resposta da Rússia. Ele disse que sua carta a Putin continha “propostas concretas que espero que possam nos permitir encontrar um caminho positivo a seguir”.

Segundo a agência de notícias TASS, Putin disse não ter visto a carta de Guterres propondo uma extensão do acordo, mas disse que a Rússia estava em contato com autoridades da ONU.

“Podemos suspender nossa participação no acordo, e se todos mais uma vez disserem que todas as promessas feitas a nós serão cumpridas, deixe-os cumprir essa promessa. Voltaremos imediatamente a este acordo”, disse ele ao canal de televisão estatal russo.

Um porta-voz do Kremlin disse mais tarde que a Rússia não havia tomado uma decisão final sobre sua saída do acordo de grãos.

A prioridade da Comissão Europeia é garantir que os grãos ucranianos possam chegar ao mercado mundial, e o bloco pede a todas as partes que estendam o acordo do Mar Negro, disse um porta-voz da UE em Bruxelas na quinta-feira.

“Estamos auxiliando as negociações lideradas pela ONU e pela Turquia conforme necessário”, disse o porta-voz. “É claro que estamos abertos para explorar todas as soluções que contribuam para o nosso objetivo, enquanto continuamos a garantir que a capacidade da Rússia de guerrear na Ucrânia seja prejudicada o máximo possível.”

Uma demanda importante de Moscou é a reconexão do Rosselkhozbank ao sistema de pagamentos Swift, cortado pela UE em junho de 2022 devido à invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro daquele ano.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pediu mais tarde na quinta-feira que Putin estendesse o acordo. “A bola está com o presidente Putin e o mundo está assistindo”, disse. 

(Reportagem de Michelle Nichols; Reportagem adicional de Foo Yun Chee em Bruxelas e Ron Popeski)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ6C11L-BASEIMAGE

To Top