Brasil

Conselho do GPA rejeita nova oferta de Gilinski por controle do Éxito

Por Andre Romani

SÃO PAULO (Reuters) – O GPA informou nesta quinta-feira que seu conselho de administração rejeitou, por unanimidade, a oferta do empresário colombiano Jaime Gilinski por 51% do capital do Éxito por 586,5 milhões de dólares.

O conselho da companhia brasileira já havia rejeitado, em junho, uma oferta anterior do empresário, na ocasião de 836 milhões de dólares por cerca de 96,5% do Éxito, unidade colombiana do grupo.

O GPA disse que seu conselho entendeu que “o preço ofertado não atende parâmetros adequados de razoabilidade financeira para uma transação visando uma participação de controle”, segundo fato relevante divulgado ao mercado.

O grupo disse ainda que os termos da nova oferta não oferecem elementos suficientes no sentido de assegurar ao conselho o caráter vinculante da proposta e “à expectativa razoável de conclusão de uma transação que dela derive.”

Gilinski disse ao GPA na nova proposta, divulgada mais cedo nesta semana pela empresa brasileira, que a oferta é vinculante e que ele possui capacidade financeira para a compra, de modo que a conclusão da operação não estaria sujeita à obtenção de um financiamento.

A transação seria paga em dinheiro e efetivada por meio de uma oferta pública de aquisição de ações (OPA), conforme os termos divulgados pelo GPA anteriormente.

O GPA ainda disse nesta quinta-feira que, diante do estágio avançado da segregação do Éxito, no qual detém atualmente 96,5% de participação, seu conselho entende que uma aquisição, para ser considerada, deveria apresentar uma série de quesitos mínimos. Entre os oito fatores listados pelo grupo está a apresentação de evidência de capacidade de financiamento da compra pelo proponente por uma ou mais instituições financeiras “de primeira linha.”

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ6J10U-BASEIMAGE

To Top