Brasil

Preços do trigo caem em Chicago após rali; milho e soja também recuam

Por Mark Weinraub

CHICAGO (Reuters) – Os futuros do trigo na Bolsa de Chicago caíram nesta quinta-feira, mas permaneceram perto de picos recentes, já que a terceira noite de ataques russos aos portos ucranianos renovou as preocupações sobre as interrupções nas exportações necessárias para atender à demanda mundial e evitar o aumento dos preços dos alimentos.

Os contratos futuros de trigo subiram em quatro das cinco sessões anteriores e o contrato de referência da Bolsa de Chicago saltou 8,5% na quarta-feira, seu maior rali diário desde logo após a invasão da Ucrânia pela Rússia no ano passado, com a perspectiva de fluxos de grãos sendo cortados de dois principais fornecedores globais.

O Ministério da Defesa da Ucrânia disse que consideraria todos os navios que viajam para portos russos e portos ucranianos no Mar Negro ocupados pela Rússia como potenciais transportadores de carga militar, começando na sexta-feira. Esse anúncio foi feito um dia depois que o Kremlin disse que os navios que se dirigem aos portos ucranianos do Mar Negro podem ser considerados alvos militares.

“Isso também aumentou o risco de retaliação de uma forma que pode ameaçar a disposição dos transportadores de movimentar grãos russos pelo Mar Negro”, disse Arlan Suderman, economista-chefe de commodities da StoneX, em nota a clientes. “As implicações são enormes para o abastecimento mundial de trigo.”

O contrato novembro da soja em Chicago caiu 4 centavos a 14,0475 dólares o bushel e o dezembro do milho recuou 6,75 centavos a 5,4625 dólares o bushel.

O setembro do trigo caiu 0,75 centavos a 7,27 dólares o bushel.

(Reportagem adicional de Naveen Thukral em Cingapura e Sybille de La Hamaide em Paris)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ6J108-BASEIMAGE

To Top