X

Brasil goleia Panamá com 3 de Ary Borges em estreia na Copa do Mundo feminina

ADELAIDE (Reuters) – Ary Borges marcou três gols em sua estreia na Copa do Mundo feminina para ajudar o Brasil a derrotar o estreante Panamá por 4 x 0 no estádio Hindmarsh, em Adelaide, nesta segunda-feira, e começar sua campanha na competição com vitória.

O resultado coloca o Brasil, oitavo no ranking da Fifa, na liderança do Grupo F, depois que a França empatou em 0 x 0 com a Jamaica no domingo. O Brasil, cujo melhor resultado em Mundial foi o vice-campeonato em 2007, venceu agora todas as nove estreias na Copa do Mundo feminina.

“Estamos felizes, o primeiro jogo é sempre difícil. Quatro gols e jogamos muito bem”, disse a técnica do Brasil, Pia Sundhage.

O Brasil abriu o placar aos 19 minutos, quando um cruzamento de Debinha foi desviado de cabeça por Ary Borges, que marcou seu segundo na partida 20 minutos depois, ao pegar um rebote após cabeceio defendido pela goleira Yenith Bailey.

As brasileiras mantiveram o ritmo no segundo tempo, e Ary Borges deu assistência para Bia Zaneratto completar uma bela jogada do time para fazer o terceiro, antes de a jogadora de 23 anos voltar a marcar, de cabeça, aos 25 minutos, e se tornar a primeira brasileira a fazer três gols em estreia na Copa do Mundo.

Ary Borges foi substituída minutos depois, saindo de campo para a entrada de Marta no que parecia ser uma passagem de bastão na seleção brasileira.

Marta teve uma cobrança de falta defendida e não conseguiu somar gol ao recorde de 18 gols em Copas do Mundo.

Relacionadas

O Panamá, que ficou imobilizado em seu próprio campo durante grande parte da disputa, agradeceu à goleira Bailey por manter o placar, após excelentes defesas em tentativas de Luana, Adriana e Rafaelle.

O técnico do Panamá, Nacho Quintana, reconheceu a diferença para o Brasil, mas disse que o resultado não reflete a qualidade de seu time: “Temos capacidade para estar no mesmo torneio que times como o Brasil, mas não podemos estar no mesmo nível”.

“Não podemos esconder isso, mas para poder avançar também precisamos aceitar nossa realidade, que não é 4 a 0”.

O Brasil enfrentará a França no sábado, em Brisbane, antes de o Panamá encarar a Jamaica em Perth.

(Reportagem de Aadi Nair em Bengaluru)