Agro

Trigo alcança limite diário com ataque russo a portos de grãos ucranianos

Por Julie Ingwersen

CHICAGO (Reuters) – Os contratos futuros de trigo dos Estados Unidos subiram 8,6% nesta segunda-feira, atingindo seu limite diário na bolsa de Chicago, após a Rússia atacar portos e infraestrutura de grãos da Ucrânia, incluindo o primeiro ataque a armazéns de grãos no rio Danúbio.

Os ataques visaram uma rota vital de exportação para Kiev, em uma investida aérea em expansão que Moscou iniciou na semana passada após abandonar o acordo de grãos do Mar Negro.

Milho e soja acompanharam a alta dos contratos futuros de trigo, com as perspectivas de tempo quente nesta semana no cinturão agrícola dos EUA fornecendo suporte.

O contrato para setembro do trigo em Chicago fechou no limite diário de alta de 60 centavos, a 7,5750 dólares por bushel. Como resultado, a CME Group, controladora da CBOT, informou que os limites para os futuros de trigo dos EUA seriam ampliados para 90 centavos para a sessão de negociação de terça-feira.

O dezembro do milho encerrou em alta de 32 centavos, ou 6%, a 5,6825 dólares o bushel e o novembro da soja subiu 22,75 centavos, ou 1,6%, a 14,2450 dólares o bushel.

Os ataques às rotas de exportação da Ucrânia aguçaram o foco dos operadores nas ameaças de longo prazo ao abastecimento global de grãos e à segurança alimentar.

(Por Julie Ingwersen em Chicago; reportagem adicional de Michael Hogan em Hamburgo, Sybille de La Hamaide em Paris e Naveen Thukral em Cingapura)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ6N0UE-BASEIMAGE

To Top