Internacional

Presidente de Bolívia participa de cúpula dos Brics de olho em investimento no lítio

LA PAZ (Reuters) – O governo da Bolívia informou nesta segunda-feira que o presidente do país, Luis Arce, participará da próxima cúpula dos Brics, na África do Sul, com a intenção de obter alianças e investimentos que acelerem o processo de industrialização dos recursos naturais nacionais, principalmente o lítio.

A Bolívia foi convidada pelo presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, presidente temporário do bloco, que também conta com Brasil, Índia, Rússia e China. O encontro começa no dia 24 de agosto, em Johanesburgo.

“Buscamos avançar em direção a um desenvolvimento sustentável, inclusivo e que fortaleça os laços de cooperação com essas economias emergentes”, disse o chanceler boliviano, Rogelio Mayta, em coletiva de imprensa.

Há algumas semanas, durante a cúpula do Mercosul, Arce disse que a Bolívia quer alianças estratégicas com os Brics e outros blocos que possam ajudar na construção de uma nova ordem econômica mundial.

Mais de 40 países mostraram interesse de se unir aos Brics, afirmou neste mês o principal diplomata da África do Sul responsável pelas interações com o bloco.

(Reportagem de Daniel Ramos)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ6U0SV-BASEIMAGE

To Top