Internacional

Trudeau mira na quarta disputa eleitoral no Canadá com reforma ministerial

Por Steve Scherer

OTTAWA (Reuters) – O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, fez grandes mudanças em seu gabinete na semana passada, em um movimento que analistas políticos dizem ser mais teatral do que substancial, mas que conselheiros próximos do líder progressista dizem que isso mostra sua determinação em buscar uma quarta vitória eleitoral.

Com uma série de pesquisas recentes mostrando o Partido Liberal de esquerda atrás de seus rivais conservadores de centro-direita depois de quase oito anos no poder, Trudeau mudou ou trocou três quartos de seu gabinete.

Uma crise do custo de vida, um aumento acentuado nas taxas de juros e uma escassez crônica de moradias deram ao líder conservador da oposição, Pierre Poilievre, munição para atacar Trudeau, acusando-o de alimentar aumentos de preços com gastos governamentais perdulários, chamando-o de “Justinflação”.

Os ataques de Poilievre estão deixando uma marca. Uma pesquisa da Abacus Data publicada na quarta-feira mostrava uma vantagem de 38% a 28% no apoio público aos conservadores, o suficiente para garantir sua vitória em uma eleição realizada agora. Outras pesquisas mostraram uma diferença mais estreita entre os dois partidos.

“Há um enorme cansaço com este governo”, disse Frank Graves, presidente da empresa de pesquisas EKOS Research. Com a reforma ministerial, “eles estão tentando fazer com que pareça novo, mesmo que não seja”, disse ele.

Trudeau descreveu a reformulação como uma forma de fortalecer sua equipe econômica principal em resposta aos desafios do custo de vida com os quais os canadenses lutam há mais de dois anos.

Mas com a influente ministra das Finanças, Chrystia Freeland, que também é vice-primeira-ministra, mantendo seu cargo, alguns analistas questionam o real impacto das mudanças.

O governo minoritário de Trudeau tem um acordo com os Novos Democratas de esquerda, que prometeram manter os liberais no poder até 2025. Mas o acordo não é vinculativo e Trudeau precisa de sua equipe de campanha pronta para entrar em ação a qualquer momento.

Trudeau, de 51 anos, está pressionando o botão de reinicialização para se preparar para uma luta para se tornar o primeiro líder desde 1908 a vencer quatro eleições consecutivas, disseram duas fontes importantes do governo, que pediram para não serem identificadas.

Pessoas próximas a Trudeau disseram que ele não mostra sinais de deixar o cargo e deixar outra pessoa assumir depois de vencer em 2015 com a maioria e em 2019 e 2021 com minorias.

Trudeau não está indo “direto para a saída”, disse uma das fontes. “Ele está nisso para ganhar”. O novo gabinete está “pronto para entrar em campanha”, disse a segunda fonte.

Em 2025, para quando está prevista a próxima eleição, Trudeau terá estado no poder por 10 anos, e os canadenses podem estar com disposição para uma mudança. Nenhum primeiro-ministro canadense desde Wilfrid Laurier em 1908 ganhou quatro eleições consecutivas.

Mas o banco central disse que a inflação cheia retornará à sua meta de 2% antes da próxima eleição.

“Qualquer vantagem que os conservadores tenham (sobre esse tema) pode muito bem evaporar se virmos a inflação e as taxas de juros ‘normalizarem’ na próxima eleição”, disse Shachi Kurl, presidente da empresa de pesquisa Angus Reid Institute.

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ6U0QG-BASEIMAGE

To Top