Benefícios

Lula vai liberar o Saque extraordinário do FGTS?

FGTS fundo de garantia
rafastockbr/ Shutterstock.com

Lula vai liberar o Saque extraordinário do FGTS? Em 2022, o governo Bolsonaro (PL) autorizou os trabalhadores a resgatarem até R$ 1.000 do saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), em caráter extraordinário, como forma de amenizar os efeitos econômicos da pandemia de covid-19. Em 2023, no entanto, essa modalidade de retirada não estará disponível.

Como funcionava o saque extraordinário?

No ano passado, os trabalhadores com direito ao saque extraordinário tiveram o valor depositado pela Caixa Econômica Federal diretamente na conta poupança digital, usada para o pagamento de benefícios sociais e previdenciários.

Na maioria dos casos, o dinheiro era creditado automaticamente na conta, sem necessidade de solicitação. Caso não houvesse movimentação, o valor era restituído ao FGTS, com correção pelo rendimento do Fundo de Garantia correspondente ao período em que ficou parado na conta poupança digital.

Ao todo, a Caixa liberou cerca de R$ 23 bilhões para aproximadamente 32 milhões de trabalhadores com direito ao saque.

Por que o saque extraordinário acabou?

O saque extraordinário de 2022 foi implementado por meio de uma MP (medida provisória), que tinha prazo de vigência até o dia 15 de julho do mesmo ano. Como não foi votada pela Câmara dos Deputados, a medida perdeu eficácia.

Dessa forma, para ser liberado um novo saque extraordinário em 2023, seria necessária a edição de uma nova MP pelo governo Lula (PT). O Executivo, no entanto, já expressou que não tem intenção de disponibilizar novas movimentações do FGTS. Fonte: Economia Uol

To Top