Benefícios

Fuvest: Começam hoje as inscrições para o vestibular da USP; fique atento ao prazo

Educacao concursos prova
panitanphoto/Shutterstock.com

Começam hoje as inscrições para o vestibular da USP; fique atento ao prazo A pouco mais de três meses da primeira fase, especialista dá dicas para estudante organizar a etapa final da maratona de estudos.

Começa hoje e vai até 6 de outubro o período das inscrições da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), uma das principais portas de entrada para quem busca uma vaga na Universidade de São Paulo (USP).

Para isso, o estudante deve acessar a “área do candidato” no site da fundação, preencher seus dados pessoais e selecionar a carreira e os cursos nos quais vai se inscrever. Podem ser escolhidos até quatro cursos na mesma carreira, ordenados por prioridade, começando por aquele em que mais deseja ingressar.

Será gerado um boleto bancário no valor de R$ 191 para quem não obteve isenção. Ele deve ser pago até 10 de outubro.

O participante pode escolher a cidade, entre as disponíveis, que for mais conveniente para realizar os exames da primeira e segunda fase. A escola em que o exame será aplicado vai ser divulgada com duas semanas de antecedência e poderá mudar entre as duas fases.

Até o fim das inscrições é possível corrigir as informações, inclusive alterando a carreira ou a ordem de preferência dos cursos escolhidos, exceto o número do CPF.

“É muito importante ler atentamente o Manual do Candidato para organizar o cronograma e ter o entendimento sobre o que priorizar”, diz Pedro Oscar Lorencini Junior, coordenador pedagógico do Poliedro Curso.

A pouco mais de três meses para a primeira fase, que ocorre em 19 de novembro, o coordenador do Poliedro recomenda que ao vestibulando que foque os simulados.

“Uma estratégia é resolver as provas dos anos anteriores que estão disponíveis no site da Fuvest. Dessa forma, além de preparar a mente, o estudante consegue prever o tempo que leva em média para cada questão e identificar os pontos que necessitam de mais atenção”, diz.

Todo o percurso do candidato, desde a inscrição até o ato da matrícula, será desmembrado em quatro cadernos temáticos para facilitar o acesso às informações. Para ler o Guia de Carreiras, clique aqui.

A Fuvest já disponibilizou também o Guia de Inclusão e Acessibilidade, que trata de inclusão social e de condições específicas para a execução da prova do vestibular, e o Guia de Jornadas.

Veja o calendário

• Início do período de inscrição para o vestibular: 17/8
• Fim do período de inscrição para o vestibular: 6/10
• Prova da primeira fase: 19/11
• Provas da segunda fase: 17 e 18/12
• Prova de habilidades específicas: de 3 a 6/1/2023 – Fonte: R7

To Top