Benefícios

Tutorial de como tirar extrato do INSS pelo app Meu INSS 2023

aposentadoria meu inss previdencia social
rafastockbr / Shutterstock.com

Tutorial de como tirar extrato do INSS pelo app Meu INSS 2023 Tutorial explica o passo a passo para tirar o extrato do pela internet e pelo aplicativo Meu INSS. Ainda dá dicas de serviços que podem ser acessados pela plataforma.

É possível tirar extrato do INSS pela Internet, usando o site e o aplicativo Meu INSS, disponível para celulares Android e iOS (iPhone). Os dois permitem a consulta de Extratos de Contribuição, que mostra todo o histórico de vínculos empregatícios, remunerações e contribuições previdenciárias e o Extrato de Pagamento de Benefício, que exibe os valores recebidos pelo beneficiário. A ferramenta também traz outros recursos importantes como o Extrato de Imposto de Renda e a Certidão de Tempo de Contribuição (CTC), além de ser possível fazer a simulação de aposentadoria, dar entrada e acompanhar o andamento dos pedidos de benefício.

A seguir, confira o tutorial completo sobre como acessar o portal Meu INSS, como tirar extratos e muito mais. Vale alertar que existem sites falsos que prometem consultar o extrato do INSS, mas, na verdade, só servem para roubar seus dados. Procure sempre pelo site e aplicativo oficiais, que utilizam a conta do Gov.br para fazer o login.

Como tirar extrato do INSS pela Internet? Confira o guia completo!

TechTudo reuniu abaixo cinco tópicos sobre como consultar seu extrato do INSS pela Internet, seja pelo site ou pelo app Meu INSS. No índice a seguir, confira os tópicos que serão abordados nesta lista.

Como tirar extrato do INSS pelo site;

Como tirar extrato do INSS pelo app Meu INSS;

Como tirar extrato do INSS para imposto de renda;

Como tirar extrato do INSS pelo CPF;

Outros recursos disponíveis no app Meu INSS

1. Como tirar extrato do INSS pelo site

Passo 1. Acesse o site Meu INSS (https://meu.inss.gov.br) e clique em “Entrar com gov.br”;

Passo 2. Faça login na sua conta Gov.br, inserindo o CPF e a senha;

Passo 3. No menu superior, selecione “Serviços”. Em seguida, “Certidões, Declarações e Extratos”;

Passo 4. Neste menu é possível tirar vários extratos diferentes, como o Extrato de Pagamento de Benefícios. Para tirar o extrato de contribuição, por exemplo, clique em “Extrato de Contribuições (CNIS)”;

Passo 5. Nessa tela aparecerá todo o histórico de vínculos empregatícios, remunerações e contribuições previdenciárias. Para salvar, clique em “Baixar PDF”.

2. Como tirar extrato do INSS pelo app Meu INSS

Passo 1. Abra o aplicativo Meu INSS e faça login com sua conta do Gov.br;

Passo 2. Clique nos três tracinhos que aparecem no topo da tela, do lado esquerdo, e selecione o extrato que deseja tirar. Também é possível ver outras opções de extratos e certidões clicando em “Certidões, Declarações e Extratos”;

Passo 3. Para salvar o extrato selecionado, clique em “Baixar PDF” e o arquivo será salvo automaticamente no seu dispositivo.

3. Como tirar extrato do INSS para imposto de renda

Para tirar o Extrato do INSS para Imposto de Renda pelo site;

Acesse o site Meu INSS (https://meu.inss.gov.br) e clique em “Entrar com gov.br”.

Faça login na sua conta Gov.br, inserindo o CPF e a senha;

No menu superior, selecione “Serviços”. Em seguida, “Certidões, Declarações e Extratos”;

Selecione “Extrato de Imposto de Renda”;

Escolha o ano do extrato que deseja tirar. Para a declaração feita em 2023, por exemplo, o ano de referência é 2022;

Selecione o benefício que você recebe. Caso receba dois ou mais benefícios será necessário tirar um extrato para cada;

Por fim, clique em “Baixar PDF”.

Para tirar o Extrato do INSS para Imposto de Renda pelo app:

Abra o aplicativo Meu INSS e faça login com sua conta do Gov.br;

Clique nos três tracinhos que aparecem no topo da tela, do lado esquerdo e selecione o “Certidões, Declarações e Extratos”;

Selecione “Extrato de Imposto de Renda”;

Escolha o ano do extrato que deseja tirar. Para a declaração feita em 2023, por exemplo, o ano de referência é 2022;

Selecione o benefício que você recebe. Caso receba dois ou mais benefícios será necessário tirar um extrato para cada;

Por fim, role a tela até o fim e clique em “Baixar PDF”.

4. Como tirar extrato do INSS pelo CPF

Para tirar qualquer extrato pelo Meu INSS, – seja o de Extrato Pagamento de Benefício, o Extrato de Empréstimo Consignado, o Extrato de Contribuições (CNIS) e outros –, é preciso estar logado na sua conta Gov.br. Para isso, será necessário inserir o seu CPF e a senha que está cadastrada. Não é possível fazer essa consulta utilizando apenas o CPF.

Como dito anteriormente, é preciso ter muito cuidado com páginas e aplicativos falsos que prometem a consulta de extratos e benefícios do INSS. Esses sites e apps são criados por criminosos cibernéticos com a intenção de roubar dados sigilosos dos usuários, como número de documentos e senhas. Faça sempre sua consulta através dos portais oficiais do governo, que exigem o login através do Gov.br.

5. Outros recursos disponíveis no app Meu INSS

‌O aplicativo Meu INSS possui muito mais funções além da possibilidade de tirar extratos. Um dos recursos mais usados é o simulador de aposentadoria, que apresenta projeções do tempo de contribuição e idade do usuário, mostrando quantos anos faltam para que a pessoa possa se aposentar. Caso já tenha tempo e idade suficientes, é possível dar entrada no pedido de aposentadoria pelo aplicativo.

Também é possível solicitar outros benefícios pelo aplicativo ou site do INSS, como o benefício por incapacidade, o auxílio-inclusão à pessoa com deficiência e outros benefícios assistenciais. Além disso, pode-se acompanhar as solicitações, consultar laudos médicos feitos através do INSS, comunicar um acidente de trabalho, emitir a carteira de beneficiário do INSS e muito mais. Fonte: G1

To Top