Benefícios

Consignados do INSS com aumento nas reclamações

pis fgts pasep inss dinheiro
rafastockbr/Shutterstock.com

Consignados do INSS com aumento nas reclamações Somente os registros por conta de taxas e tarifas não previstas cresceram 700%.

Operações não solicitadas, cobrança de taxas não previstas ou valores para cancelamento do contrato: as reclamações de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sobre empréstimos e cartão de crédito consignado quase triplicaram esse ano. Os dados são da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

Somente nos primeiros seis meses deste ano, a plataforma ProConsumidor — que reúne registros dos Procons estaduais e municipais — já registrou 42.879 reclamações, 270% a mais que os 11.594 casos reportados no mesmo período de 2022.

Encabeçando a lista, reclamações sobre cobrança por serviço não solicitado já acumulam 20.024 casos — três vezes os 4.960 registros feitos no ano passado. Mas o maior crescimento foi de cobrança de taxas e tarifas não previstas: no primeiro semestre de 2022, foram 265 notificações, contra 2.007 neste ano — um avanço de 699%.

Aconteceu comigo. E agora?

Comunique ao banco: Se houver depósito que não reconheça na conta, não use o dinheiro. Se for empréstimo não autorizado, peça a suspensão imediata, diz Mozar Carvalho, advogado do escritório Machado de Carvalho Advocacia.

Reivindique o reembolso ao banco: Se tiver valores descontados de empréstimo não autorizado, peça o reembolso administrativamente.

Guarde os documentos: Carvalho destaca que é essencial documentar a comunicação, com nome do atendente, data e protocolo, além de fazer prints das conversas e guardar os e-mails trocados, assim como os extratos bancários.

Denuncie: Empréstimo sem autorização pode ser denunciado ao Procon, ao portal consumidor.gov e ainda à Defensoria Pública. Registre queixa no Banco Central.

Justiça é um caminho: Não conseguiu resolver? Vá à Justiça. Neste caso, cabe inclusive dano moral.

Como bloquear consignado no INSS: Para bloquear um empréstimo no INSS, ligue para a central 135, que funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h, ou entre no site ou no aplicativo Meu INSS e siga o tutorial:

Clique em “Novo Pedido”.

Informe seus dados.

Na barra “O que você precisa?”, digite “Bloquear”.

Selecione “Bloquear/Desbloquear Benefício para Empréstimo Consignado”.

Siga os comandos e finalize.

Veja como bloquear ligação de bancos: Para bloquear ofertas indesejadas por telefone, entre no site nãomeperturbe.com.br. Se as ligações não cessarem, denuncie ao banco e ao Procon. Fonte: Extra Globo

To Top