Benefícios

Renovação de CNH com as novas regras do Detran

CNH carteira de motorista
Fotografia de MixVale.com.br

Renovação de CNH com as novas regras do Detran Motoristas não precisarão mais esperar o prazo de 30 dias em relação ao vencimento para pedir a emissão da nova CNH.

O Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) alterou as regras para a renovação antecipada da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), como o prazo mínimo e os locais nos quais o pedido pode ser efetuado.

O motorista não está mais limitado à regularização do documento com antecedência mínima de 30 dias em relação ao vencimento. Esse pedido poderá ser feito a qualquer tempo.

Por enquanto, a solicitação poderá ser feita presencialmente, apenas nos postos de atendimento do órgão. A partir do fim de setembro, a expectativa é que o mecanismo também esteja disponível pelos canais digitais da autarquia.

Com a medida, fica revogado o Comunicado Detran-SP 05, de 2013, que impossibilitava a renovação da CNH com antecedência superior a 30 dias, contados da data de sua validade.

Veja a seguir como solicitar a renovação antecipada da CNH em SP conforme o Detran-SP:

• Para agendar a renovação antecipada da CNH, basta o interessado acessar os canais digitais do Detran-SP e do Poupatempo. Após confirmar ou atualizar os dados, o motorista agenda a visita a um dos postos do Poupatempo na capital e nas outras cidades do estado, no Ciretran ou no Posto Avançado Detran-SP;

• É importante levar os documentos solicitados (original da CNH, original e cópia do RG, CPF e comprovante de residência de até três meses anteriores ao agendamento, além de foto 3×4 colorida com fundo branco) e realizar o exame médico na clínica indicada pelo sistema no momento do agendamento;

• Para o motorista que vai renovar a carteira de habilitação nas categorias A ou B, basta a realização do exame médico com um profissional credenciado pelo Detran-SP;

• Os motoristas que exercem atividade remunerada (categorias C, D ou E) terão de fazer primeiro a avaliação psicológica e o exame toxicológico em um dos laboratórios credenciados pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito). Após a coleta do material para análise toxicológica, o condutor deve, em até 90 dias, agendar e realizar o exame médico com um profissional credenciado pelo Detran-SP.

Após a aprovação nos exames requisitados, os motoristas de todas as categorias deverão pagar a taxa de emissão da CNH e aguardar orientações via email para acessar a CNH digital — que tem a mesma validade do documento físico e fica disponível no aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito).

Além da CNH digital, o condutor vai receber a CNH física pelos Correios, no endereço indicado em seu cadastro.

To Top