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Veja como atualizar os dados na plataforma digital do Meu INSS

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Veja como atualizar os dados na plataforma digital do Meu INSS Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o órgão tem tomado uma série de medidas para modernizar seus serviços e melhorar o reconhecimento de direito do cidadão. Entre elas, está a central de serviços Meu INSS – desenvolvida pela Dataprev para o Instituto. A ferramenta digital pode ser acessada por meio de aplicativo e/ou site e tem o objetivo de simplificar a vida dos segurados. A plataforma permite realizar consultas, fazer requerimentos, como aposentadoria, benefício por incapacidade temporária, pensão por morte, entre outros, além de fazer agendamentos sem precisar sair de casa.

Para continuar com acesso e agilidade aos serviços e benefícios oferecidos pelo INSS, é necessário estar com as informações atualizadas. Dados desatualizados ou incorretos podem causar atrasos ou, até mesmo, a suspensão dos pagamentos. Dessa maneira, é fundamental que os cidadãos realizem a atualização cadastral das bases de dados do INSS para evitar qualquer tipo de contratempo.

O segurado que ainda não está em gozo de benefício é importante manter os dados atualizados para facilitar um processo de reconhecimento futuro. Ou seja, quando solicitado, o processo pode ser analisado e deferido em um tempo reduzido se comparado com a necessidade de acertar essas informações.

No caso do segurado que já usufrui dos serviços previdenciários, a atualização cadastral é ainda mais importante para que não haja inconsistências na concessão dos benefícios, além de facilitar o contato entre o INSS e o cidadão.

Em caso de mudança de endereço, e-mail, número de telefone, alteração de nome ou atividade do segurado, é preciso solicitar a atualização através da Central de Atendimento telefônico 135 ou do site Meu INSS. Confira, a seguir, o passo a passo para realizar a atualização cadastral:

  1. Acesse o site ou aplicativo “Meu INSS”
  2. Faça login usando senha e usuário do Gov.br
  3. Clique em “Novo Pedido”
  4. Clique em “Atualização de cadastro e atividade”
  5. Clique em “Atualizar cadastro e/ou benefício”
  6. Por fim, basta preencher com os dados atualizados e enviar sua solicitação.

Se preferir, o segurado pode usar a central 135 para realizar os acertos cadastrais.

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