Curiosidades

Espelhos: mitos e verdades sobre como limpar

Espelhos: mitos e verdades sobre como limpar

Empoeirado, sujo ou cheio de manchinhas de água seca: as sujeirinhas que se acumulam na superfície do espelho desagradam os donos, que, muitas vezes, não têm certeza de qual é a melhor forma de devolver o brilho ao objeto.

Nesse caso, a melhor solução pode também ser a mais simples. Misturas de produtos, substâncias muito fortes e até água demais podem ser prejudiciais à limpeza do espelho.

O que funciona:

“O produto mais indicado é detergente neutro”, afirma Murilo Marques, que faz limpeza de vidros e espelhos profissionalmente.

Para uma boa limpeza, você só vai precisar de “detergente, água e um pano ou flanela bem macio”, sintetiza Marques.

Como limpar:

O segredo para um bom resultado é começar tirando o pó do espelho com um espanador ou um pano seco.

Em seguida, umedeça um pano com uma solução de água e detergente e passe na superfície do espelho. Atenção: evite borrifar ou jogar água no espelho, pois o excesso do líquido pode se infiltrar nas bordas e oxidá-las, causando manchas.

Por fim, seque o espelho com outro pano seco. Também se pode utilizar papel toalha. Essa etapa é importante para evitar as manchas de água e umidade, que aparecem quando a superfície não é enxugada direito.

“O rodinho com espuma também pode ser uma opção para lavar”, diz Marques. Na hora de secar, o profissional indica como mais adequado o pano de microfibra, graças à sua maciez e alta capacidade de absorção.

O que não funciona:

Jornal

Apesar da crença popular, o jornal não é mais eficiente em limpar ou secar espelhos do que um pano macio. Ele pode conter impurezas e riscar a superfície refletora, ou a tinta pode se soltar do papel e deixar manchas no espelho.

Produtos ácidos

“Produtos mais fortes, que podem ser ácidos, podem estragar o espelho”, diz Murilo Marques.

Substâncias como amoníacos, água sanitária e cloro devem ser evitadas. Verifique a composição de produtos como limpa vidros e, na dúvida, prefira o detergente neutro.

Misturas caseiras

Misturinhas feitas em casa são imprevisíveis e devem ser evitadas tanto para não estragar o espelho como para não machucar as pessoas.

“Às vezes, as pessoas misturam vários produtos e, ao usar na limpeza, acabam manchando a superfície”, conta Marques. “Ou um produto mistura com outros e causa uma reação acidental”, acrescenta.Ferramentas abrasivas

Prefira sempre os panos macios. Ferramentas como palha de aço e esponjas (na parte áspera) podem riscar a superfície do espelho. FONTE G1


To Top