São Paulo

Serviço de acolhimento para pessoas em situação de rua já recebeu 6,5 mil pessoas

Desde a inauguração, o Serviço Estadual de Acolhimento Emergencial, destinado a pessoas em situação de rua, já acolheu mais de 6.500 pessoas, sendo 400 famílias e cerca de 600 crianças. O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, prorrogou o serviço até 31 de março de 2024.

O investimento total é de R$ 2,2 milhões. O abrigo funciona todos os dias, das 18h às 8h. O espaço recebe apenas pessoas encaminhadas pela Prefeitura de São Paulo, prioritariamente famílias com crianças, idosos e PCDs.

Desde a inauguração, o serviço Além disso, recebeu migrantes de diversos países, como Angola, Colômbia, Espanha, Marrocos, Nigéria, Palestina, Tunísia e Venezuela. O serviço tem capacidade para receber até 50 pessoas por dia, entretanto, esse número é sempre superado.

“Dos lugares por onde passei, nenhum nos abrigou como esse em São Paulo. Temos todo conforto e nossa família está junta”, afirmou o venezuelano Ricardo Garcia, de 30 anos. Após uma trajetória pela América Latina, que durou seis anos, hoje Garcia se encontra no abrigo com sua esposa e filha.

O serviço na Praça da Sé, centro da capital, abriu suas portas em julho de 2023. Conta com profissionais do serviço social e equipe técnica. Os acolhidos recebem alimentação, pernoite, têm acesso a chuveiros e participam de atividades socioeducativas. Também são encaminhados para a rede de saúde e outras políticas públicas quando necessário. Até agora, 20 pessoas foram encaminhadas para vagas fixas do serviço de acolhimento municipal.

O mestre de obras Jair Britto Silva, de 36 anos, passou por diversos abrigos e enfrentou dois meses morando na rua antes de encontrar o serviço. “Muito feliz com a notícia. Aqui é tranquilo para nós. Somos tratados muito bem”, disse.

O prédio tem espaço de convivência, brinquedoteca, dormitórios, cozinha, refeitório, depósito, banheiros com chuveiros, sala de atendimento psicossocial individual, sala para atividades coletivas e setor administrativo. Tudo isso com acessibilidade para incluir pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos.

As pessoas acolhidas contam com duas refeições, jantar e café da manhã, quartos individualizados para famílias e espaço de recreação para crianças. Também podem guardar seus pertences, incluindo carrinhos.

O post Serviço de acolhimento para pessoas em situação de rua já recebeu 6,5 mil pessoas apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

To Top