Internacional

Gaza é atingida por Israel pelo segundo dia após o fim da trégua

Israel Guerra
tanitost/Shutterstock.com

Gaza é atingida por Israel pelo segundo dia após o fim da trégua Israel lançou novos bombardeios contra a Faixa de Gaza no sábado, o segundo dia de ataques após o fim de uma trégua de uma semana com o Hamas, apesar da pressão internacional para estendê-la. Os bombardeios deixaram nuvens de fumaça pairando sobre Gaza, onde o Ministério da Saúde controlado pelo movimento palestino disse que quase 200 pessoas morreram desde que a trégua expirou na sexta-feira.

Os dois lados culparam-se mutuamente pelo colapso da trégua. Israel acusou o Hamas de tentar atacá-lo com foguetes em plena trégua e de não apresentar uma lista de reféns a serem libertados.

“Agora estamos atacando alvos militares do Hamas em toda a Faixa de Gaza”, disse Jonathan Conricus, porta-voz das Forças de Defesa de Israel, a repórteres no sábado.

Ataque do Hamas ocorre em meio à trégua em Gaza e deixa mortos em Jerusalém

O braço armado do Hamas recebeu “ordens para retomar o combate” e “defender a Faixa de Gaza”, segundo uma fonte próxima do grupo que pediu para não ser identificado porque não estava autorizado a falar com jornalistas. As autoridades internacionais e os grupos humanitários condenaram o regresso aos combates.

“Lamento profundamente que as operações militares tenham reiniciado em Gaza”, disse o secretário-geral da ONU, António Guterres, no X, antigo Twitter.

Os temores de um conflito regional maior aumentaram depois que o Ministério da Defesa da Síria relatou bombardeios israelenses perto de Damasco e a organização Hezbollah disse que um de seus membros foi morto em um ataque israelense na sexta-feira. Os Estados Unidos garantiram que estão a trabalhar com os seus aliados regionais para retomar a trégua.

“Continuaremos a trabalhar com Israel, Egito e Catar para reimplementar a pausa”, disse o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, na sexta-feira.

“Mãe de todas as surras”

O conflito eclodiu em 7 de outubro, quando o Hamas realizou um ataque sem precedentes a Israel, matando cerca de 1.200 pessoas, a maioria civis, e sequestrando cerca de 240, segundo as autoridades israelenses. Em resposta, Israel desencadeou uma campanha aérea e terrestre que deixou mais de 15 mil mortos, a maioria civis, segundo as autoridades do Hamas, que governa Gaza.

Os militares israelenses disseram no sábado que cinco dos capturados pelo Hamas foram mortos e que o grupo mantém “136 reféns, incluindo 17 mulheres e crianças”. Durante a trégua, houve cenas de alegria quando os reféns libertados se reuniram com as suas famílias, e de júbilo na Cisjordânia ocupada quando os prisioneiros palestinianos foram libertados das prisões israelenses.

O chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, disse aos jornalistas no Dubai que o seu país continua “intensamente focado” na libertação de reféns e na retomada “do processo que funcionou durante sete dias” sob a trégua. Mas o porta-voz do governo israelenses, Eylon Levy, disse aos jornalistas que “ao optar por manter as nossas mulheres, o Hamas sofrerá a mãe de todos os espancamentos”.

De acordo com os militares israelenses, “as forças terrestres, aéreas e navais atingiram alvos terroristas no norte e no sul da Faixa de Gaza, incluindo Khan Younis e Rafah”. Perto do Hospital Al Ahli, na cidade de Gaza, um homem de suéter azul ergueu o rosto e as mãos para o céu depois de ver uma criança morta em um saco para cadáveres, segundo imagens da AFPTV.

“O que ele fez de errado? Deus, o que fizemos para merecer isso?”, ele gritou.

“Filme de terror”

Guterres alertou para uma “catástrofe humanitária” em Gaza onde, segundo a ONU, 1,7 milhões de pessoas foram deslocadas e carecem de alimentos, água e outros bens.

“O serviço de saúde está de joelhos”, disse Rob Holden, da Organização Mundial da Saúde (OMS), aos repórteres em Gaza. “É como um filme de terror”, acrescentou.

Numa cama do hospital Nasser, em Khan Yunis, Amal Abu Dagga chorava, com o véu coberto de sangue.

“Nem sei o que aconteceu com meus filhos”, declarou.

Sirenes alertando sobre possíveis mísseis foram ouvidas em várias comunidades israelenses perto de Gaza. As autoridades do país afirmaram ter retomado as medidas de segurança na área, como o encerramento de escolas.

Áreas de evacuação

Entretanto, os esforços de mediação do Qatar e do Egipto continuaram, segundo uma fonte informada sobre o assunto. Durante a semana de trégua, o Hamas libertou 80 reféns israelenses em troca de 240 prisioneiros palestinos. Mais ajuda conseguiu entrar em Gaza. Outros 25 reféns, a maioria tailandeses, foram libertados em acordos separados.

Os militares israelenses publicaram um mapa de “zonas de evacuação” na Faixa de Gaza que, segundo eles, permitiria que os residentes “sejam evacuados de locais específicos se necessário para sua segurança”. Ele também enviou mensagens SMS a residentes em diversas áreas de Gaza com avisos.

As forças “iniciarão um ataque militar esmagador à sua área residencial com vista a eliminar a organização terrorista Hamas”, afirmavam os avisos. “Fique longe de todas as atividades militares.”

Crianças mantidas como reféns

Oito reféns israelenses foram libertados na quinta-feira, e o serviço penitenciário do país anunciou posteriormente a libertação de outros 30 prisioneiros palestinos. O Hamas diz que se ofereceu para entregar os corpos de uma mulher e dos seus dois filhos, um deles um bebé, em negociações para prolongar a trégua.

As autoridades israelenses se recusaram a comentar o que chamaram de “propaganda” do Hamas. Shiri Bibas, o seu filho Kfir, de 10 meses, e o seu irmão Ariel, de quatro anos, juntamente com o seu pai Yarden, tornaram-se símbolos dos ataques de 7 de Outubro. Fonte O Globo

To Top