INSS vai adotar inteligência artificial para detectar fraudes em atestados médicos
INSS vai adotar inteligência artificial para detectar fraudes em atestados médicos Ferramenta, que estará em pleno funcionamento no início do ano, já identificou o caso de um profissional que falsificava documentos.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai adotar a inteligência artificial para detectar fraudes em atestados médicos enviados ao órgão para solicitação de benefícios, como o auxílio-doença. A expectativa é que ainda neste mês entrará em operação um novo sistema com robôs, que fará cruzamentos em bancos de dados para mapear irregularidades — com uso até de análise comportamental. A ferramenta estará em pleno funcionamento no início 2024, segundo o órgão.
O INSS informa que o sistema vai aprimorar a checagem de dados, principalmente no Atestmed (sistema utilizado para o envio da documentação médica de forma digital, por parte do segurado, dentro do site ou do aplicativo Meu INSS). O objetivo é detectar fraudes. Atualmente, esse monitoramento dos atestados é feito por amostragem.
Responsabilização criminal
Com a inteligência artificial, serão conferidos nos atestados a identificação dos médicos, os registros no CRM, a grafia (letras) dos profissionais e os disparos em massa de um mesmo IP, por exemplo. De acordo com o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, quem fraudar atestados médicos vai responder criminalmente.
“Já identificamos alguns casos, e eles foram entregues à Polícia Federal, que tomará as medidas necessárias. E podem estar certos: a pessoa que apresentar atestado médico falso vai responder criminalmente”, alertou.
Um dos casos detectados e entregue à PF foi o de uma profissional de São Paulo com quatro padrões de letras diferentes. A médica sequer trabalhava no hospital informado no atestado médico.
Recentemente, o INSS adotou uma série de medidas para tentar reduzir a fila de segurados aguardando que as solicitações de aposentadorias, pensões ou auxílios-doença sejam processadas. Entre as estratégias, estão o envio de documentação por meio da plataforma do INSS, o pagamento de bônus a servidores que trabalharem fora do horário regular de serviço na análise dos processos e o atendimento à distância via telemedicina, no âmbito do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS).
Mais de 1,6 milhão de pedidos estão na fila do INSS
De acordo com o Portal da Transparência Previdenciária, a fila do INSS tem 1,63 milhão de pedidos aguardando análise. As informações dizem respeito aos números de setembro, os mais recentes divulgados pelo governo. Do total:
55% aguardavam análise dentro do prazo de 45 dias
20,7%, de 46 a 90 dias, ou três meses
15,2%, de 91 a 180 dias, ou seis meses
7,5%, de 181 dias a um ano
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, afirmou que o governo mantém o plano de, até dezembro de 2024, atender todos os pedidos de aposentadorias, pensões e auxílios em até 30 dias, ou seja, 15 dias a menos do que o prazo legal.
“Até dezembro (de 2023), nossa intenção é colocar todo mundo em 45 dias de espera. Para que, no ano que vem, comecemos a pensar em um novo modelo, um modelo mais ágil, mais rápido. Estamos trabalhando para isso”, afirmou Lupi. Fonte: Extra Globo