Benefícios

Veja como proceder na entrega do INSS na órteses e próteses

artrite artrose auxilio doença INSS
Me dia/shutterstock.com/

Veja como proceder na entrega do INSS na órteses e próteses A ação faz parte do programa de reabilitação profissional do instituto

A equipe de reabilitação profissional do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizou, nos dias 7 e 8 de dezembro, a entrega de cinco próteses e órteses na Agência da Previdência Social (APS) Campo Grande – Horto Florestal, no Mato Grosso do Sul. Durante o primeiro dia da ação, três segurados sobreviventes de acidente de motocicleta receberam os dispositivos: Ivan Ferreira de Souza, Kalel Ilitch Ferreira Ariano e Gilson Alves da Silva. Confira como ter acesso às próteses (dispositivo substitui o membro ou parte do corpo) ou órteses, que funcionam como suporte que ajuda a pessoa a manter a mobilidade. 

O processo para receber os dispositivos envolve vários setores do INSS e começa pelo pedido de benefício por incapacidade: a perícia médica identifica a necessidade do segurado, encaminhando-o para a Reabilitação Profissional, que estuda as especificidades do segurado para determinar a melhor forma de retorno ao mercado de trabalho. Esses profissionais também avaliam o tipo de prótese ou órtese mais adequada para cada caso. 

Na etapa seguinte, a área técnica envia um pedido de compra com todos os parâmetros técnicos para que a área de apoio realize o processo licitatório de aquisição. 

A última etapa é a entrega das próteses e órteses e pode ser dividida em duas partes:

Entrega provisória, necessária para a adaptação do segurado quanto ao uso do equipamento e para identificar eventuais ajustes necessários. Essa etapa pode durar de 30 até 120 dias, dependendo da situação;

Entrega definitiva, com a conclusão dos ajustes bem como a adaptação do segurado ao equipamento, na qual o servidor do INSS fornece todas orientações quanto ao uso e garantias do equipamento. 

Confira os beneficiados

A primeira entrega na ação foi para Ivan, de 39 anos. Mecânico e motorista de caminhão, ele sofreu um acidente de moto em 2012 e teve a perna esquerda amputada. Com o processo de reabilitação, o segurado recebeu uma prótese transfemural, indicada para amputações acima do joelho. Já reinserido no mercado de trabalho, Ivan diz que “a prótese ficou muito boa” e que vai ajudar a retomar sua independência. 

Quem também recebeu prótese foi o segurado Kalel, de 31 anos. O engenheiro de controle e automação também sofreu acidente de moto (em 2011) e devido o comprometimento da vascularização teve que fazer a amputação de parte do pé. Kalel conta que é a segunda prótese que recebe no programa de reabilitação profissional, sendo a primeira “um pouco mais rudimentar, mas na época ajudou bastante.

Para ele, “a prótese de silicone é uma virada de chave, porque ela é bem menor e permite usar qualquer tipo de calçado, dá uma liberdade a mais, você consegue ter mais autonomia, então ajuda bastante”, comentou. 

Gilson, o porteiro de 43 anos, passou dois meses internado na Santa Casa tentado recuperar seu pé após um acidente de moto no final de 2005. Por cauda de infecção hospitalar ele teve que fazer a amputação da perna esquerda, abaixo do joelho. Ele recebeu uma prótese transtibial e contou que essa é o quarto dispositivo que recebe do INSS, pois a cada cinco anos passa pelo processo de reabilitação no instituto. 

A entrega foi acompanhada pelo perito médico Luciano Freire de Barros e pela equipe de reabilitação profissional, composta pelos servidores Diogo de Sá Martires, Fernanda Silva Cruz Goldoni e Simone Andrade da Cunha. Segundo os profissionais, mais sete dispositivos serão entregues em fevereiro de 2024.

To Top