Internacional

Vulcão entra em erupção na Islândia

Vulcão entra em erupção na Islândia
Foto: Icelandic Met Office

Vulcão entra em erupção na Islândia De acordo com a imprensa da Islândia, a fissura tem cerca de 4 km de extensão e está expelindo de 100 a 200 metros cúbicos de lava por segundo. O tamanho da fissura e o volume de lava estão acima da média de erupções anteriores.

As autoridades da Islândia informaram que erupção aconteceu próximo à cidade de Grindavik, às 22h17, pelo horário local (18h17 em Brasília).

Um helicóptero da guarda costeira foi acionado e está sobrevoando a região, segundo as autoridades. A polícia e a defesa civil estão alertando as pessoas para que não se aproximem da área.

O serviço meteorológico informou que o fenômeno foi precedido de um terremoto. As autoridades ainda estão avaliando o local exato e o tamanho da erupção.

Até a publicação desta reportagem não havia registros de estragos ou feridos. Além disso, os moradores de Grindavik foram retirados da cidade em novembro. Atrações turísticas também estão fechadas.

Alerta

Desde outubro, terremotos atingem a região da península de Reykjanes. Os tremores foram se intensificando ao longo dos dias. Entre 8 e 9 de novembro, por exemplo, 1.400 sismos foram registrados.

Os terremotos deixaram Grindavik cheia de rachaduras. Imóveis e ruas da cidade ficaram danificados. A cidade fica a apenas 54 km da capital Reykjavik.

No fim de novembro, com a diminuição dos terremotos, as autoridades chegaram a diminuir o nível de risco que o vulcão representava para a cidade. Moradores também foram autorizados a retornarem para buscar pertences.

Nos anos anteriores, outras erupções também foram registradas na região. No entanto, os fenômenos aconteceram de forma controlada, em áreas despovoadas e sem deixar estragos.

To Top