Benefícios

Provão Paulista: termina hoje (22) prazo para candidatos escolherem cursos

Educacao concursos prova
panitanphoto/Shutterstock.com

Provão Paulista: termina hoje (22) prazo para candidatos escolherem cursos O estudante que não selecionar os cursos não poderá concorrer às 15.369 vagas oferecidas em universidades públicas.

Termina nesta sexta-feira (22) o prazo para que estudantes da 3ª série do ensino médio que prestaram o Provão Paulista registrem a escolha do curso superior que desejam frequentar em 2023.

Sem o apontamento, os alunos não poderão concorrer às vagas e perdem a chance de ingressar diretamente no ensino superior por meio da iniciativa da Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo).

Até o momento, 57,17% dos estudantes da 3ª série do ensino médio matriculados nas escolas estaduais, municipais, Escolas Técnicas (Etecs) e de outras redes públicas do país registraram a opção de cursos.

Considerando o percentual de abstenção nos dois dias de Provão, cerca de 20% dos estudantes ainda precisam escolher a qual — ou a quais — cursos superiores desejam concorrer.

A escolha é semelhante à que acontece nos principais vestibulares do país. São essas escolhas que permitirão à Vunesp (aplicadora da prova) e às universidades e faculdades parceiras no Provão a aprovação e a classificação. O resultado será divulgado pela Seduc-SP em 26 de janeiro de 2024.

Cada estudante pode optar por até 11 cursos. Nesta primeira edição, o Provão Paulista disponibilizará 15.369 vagas no ensino superior a partir de parceria inédita da Seduc-SP com a USP, a Unesp, a Unicamp, as Fatecs do estado de São Paulo e a Univesp.

Como escolher o curso

Para o processo de escolha, os alunos matriculados nas redes estaduais e municipais de SP devem acessar o portal do Provão Paulista, com nome e RA (registro do aluno). Alunos de outras redes devem fornecer nome e CPF.

O estudante poderá selecionar uma entre 11 opções nos três grupos — o primeiro da USP, da Unicamp e da Unesp, o segundo das Fatecs e o terceiro da Univesp. Não é obrigatória a escolha de todas as opções e em todos os grupos. Isso fica a critério do estudante.

As opções são distribuídas da seguinte forma:

• escolha três vagas no grupo da USP, da Unesp e da Unicamp para o primeiro semestre. Cada estudante pode escolher até três cursos em duas dessas universidades. Por exemplo, dois cursos na USP — em qualquer campus — e um na Unesp. Ou dois cursos na Unesp e um na Unicamp. Não é possível escolher um curso em cada uma dessas três universidades, conforme regras do edital nº 1, de 2023, do Provão Paulista;

• após definidas as três opções no primeiro grupo, o estudante pode escolher até cinco opções nas Fatecs para o primeiro semestre;

• por fim, escolha de até três cursos da Univesp, nesse caso para o segundo semestre de 2024.

Para confirmar as opções, é preciso que cada aluno assinale suas escolhas no portal. Elas estarão registradas no perfil de cada estudante.

Resultados

Os resultados serão divulgados no dia 26 de janeiro, quando os estudantes saberão sobre a aprovação em um dos cursos pretendidos.

Serão feitas três chamadas unificadas, ou seja, com a nota e as opções determinadas pelos estudantes. As instituições conveniadas no Provão Paulista também poderão, se houver necessidade, divulgar listas de chamadas posteriores às três organizadas pela Seduc-SP. Fonte: R7

To Top