Bem-Estar & Beleza

Ministério da Saúde anuncia Lista de Cidades para Receber Vacina contra Dengue em 2024

O Ministério da Saúde divulgou a lista de cidades contempladas para receber a vacina contra a dengue em 2024. Nesse avanço pioneiro, o Brasil se torna o primeiro país a oferecer o imunizante na rede pública. No entanto, o desafio persiste devido à limitada quantidade de doses disponíveis.

Ao todo, aproximadamente 500 municípios em 16 estados foram incluídos no programa de imunização, que tem previsão de início em fevereiro. O Ministério da Saúde receberá pouco mais de 6 milhões de doses, sendo 5,2 milhões adquiridas do laboratório Takeda e 1,3 milhão doadas.

Para otimizar a distribuição limitada, o governo definiu critérios de priorização:

  • Pessoas de 10 a 14 anos, grupo com maior número de internações pela doença, serão prioritariamente vacinadas.
  • Municípios de grande porte (com mais de 100 mil habitantes) e classificados com alta transmissão de dengue do tipo 2 estão incluídos, juntamente com cidades próximas a esses locais, formando as “regiões de saúde”.

No total, 521 cidades em 16 estados e o Distrito Federal foram contempladas, representando pouco mais de 10% do total de municípios no país.

A vacinação terá início em fevereiro, mas será escalonada devido à disponibilidade de doses. As primeiras unidades chegaram no último fim de semana, e a expectativa é que todas as vacinas compradas sejam entregues até dezembro.

Principais Dúvidas Respondidas:

O que é a Qdenga e como ela age? A Qdenga (TAK-003) é um imunizante contra a dengue desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma. Aprovada pela Anvisa em março, contém vírus vivos atenuados da dengue, induzindo respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus.

A Qdenga será aplicada gratuitamente? Sim, a Qdenga agora integra o Programa Nacional de Imunizações (PNI), sendo disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Quando a Qdenga começa a ser aplicada? A vacinação está prevista para fevereiro, mas em escala limitada. O SUS oferecerá 6,2 milhões de doses ao longo de 2024, permitindo a imunização de aproximadamente 3,1 milhões de pessoas.

A Qdenga tem efeitos colaterais? Estudos clínicos mostraram reações leves a moderadas, como dor no local da injeção, dor de cabeça, entre outras. Essas reações são temporárias e não contraindicam a vacina.

Diferenças entre a Qdenga e a Dengvaxia: A Qdenga pode ser aplicada em quem nunca teve dengue, é recomendada para pessoas dos 4 aos 60 anos, e consiste em duas doses. Já a Dengvaxia é para quem já teve dengue, indicada dos 9 aos 45 anos, e requer três doses.

To Top