INSS explica como funciona o atendimento nos mutirões
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem realizado mutirões para agilizar avaliações sociais e perícias médicas presenciais para concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC), destinado a pessoas com deficiência de baixa renda e, em alguns casos para benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença).
Para participar dos mutirões, os segurados devem realizar agendamento prévio. O INSS disponibiliza duas formas de agendamento:
- Através de ligação telefônica: o INSS liga para o segurado e oferece a opção de agendamento. Caso o segurado concorde, a marcação é feita. Nestes casos, o número que vai aparecer no visor do telefone celular quando o instituto ligar é (11) 2135-0135.
- Através do site ou aplicativo Meu INSS: os segurados acessam o site https://www.gov.br/meuinss ou baixam o aplicativo Meu INSS no celular e realizam o agendamento. Também é possível agendar o atendimento através da Central Telefônica 135, que funciona de segunda a sábado, no horário das 7h às 22h.
Já os atendimentos para entrega do Atestmed – que substitui a perícia presencial pela análise documental nos casos de benefício por incapacidade temporária – podem ser realizados sem agendamento nas Agências da Previdência.
Importante ressaltar que não há atendimento espontâneo nos mutirões. Ou seja, quando a Agência da Previdência abrir no final de semana para realizar o atendimento extra, somente os segurados que estejam previamente agendados passarão pelo exame pericial ou pela avaliação social.
As pessoas agendadas para a avaliação social e perícia médica devem levar seus documentos médicos (laudos, atestados, receitas) no dia do atendimento no INSS.
Dicas para o agendamento
Para garantir o sucesso do agendamento, é importante reunir toda a documentação necessária com antecedência. Você também pode solicitar o auxílio de um profissional especializado, como um advogado ou assistente social.
Aqui estão algumas dicas específicas para agendar o atendimento nos mutirões:
- Preencha o requerimento de BPC com atenção e cuidado. Certifique-se de fornecer todas as informações solicitadas.
- Apresente a documentação necessária de forma organizada e legível.
- Compareça à perícia médica e à avaliação social no dia e horário agendados.
Se você tiver alguma dúvida ou dificuldade, entre em contato com o INSS pelo telefone 135 ou pelo site do órgão.