Benefícios

Cota Única ou Parcelamento do IPVA?

Terceira parcela do IPVA 2022 vence na terça-feira (12)para veículos com placa final 2
Divina Epiphania/Shutterstock.com

À medida que o calendário do pagamento do IPVA 2024 é divulgado pelos estados, surge a dúvida comum entre os motoristas: é melhor quitar o tributo de uma vez ou parcelar? Para auxiliar nessa decisão, o jornal O GLOBO analisou os descontos e as regras de parcelamento em todas as unidades da federação, oferecendo uma calculadora do IPVA.

Parcelar ou Optar pela Cota Única?

O levantamento revela que, para quem não tem os recursos imediatamente disponíveis, o parcelamento é a melhor opção. Mesmo para aqueles que conseguiram reservar um montante extra, pagar à vista pode não ser vantajoso em todos os casos, dependendo do desconto oferecido e do prazo de parcelamento.

O contribuinte pode considerar investir o valor do IPVA que seria pago à vista e utilizar os rendimentos mensais para quitar as parcelas. Em São Paulo, por exemplo, onde o desconto é de 3% para pagamento à vista, ou parcelável em até cinco vezes, essa estratégia pode ser vantajosa.

Outros Fatores a Considerar:

Além do desconto, especialistas recomendam considerar outros aspectos antes de decidir. Rafael Haddad, educador financeiro do C6 Bank, destaca a importância de uma reserva de emergência para quem opta pelo pagamento à vista. Já Eduardo Alberto Edart, economista e especialista em investimentos do sistema Ailos, alerta que pagar à vista pode não ser uma boa ideia se isso exigir um empréstimo com juros mais altos do que os descontos oferecidos pelos estados.

A decisão entre cota única ou parcelamento do IPVA deve levar em conta não apenas os aspectos financeiros imediatos, mas também a situação financeira e a capacidade de reserva do contribuinte.

To Top