Brasil

‘Domo de calor’: veja cidades que podem ser atingidas no país

Calor clima temperatura
Lamyai/Shutterstock.com

Uma forte massa de ar quente, conhecida como “domo de calor”, está prestes a atingir a Argentina nos próximos dias, conforme alertado por especialistas. Essa condição climática influenciará não apenas o território argentino, mas também parte do Brasil, especialmente a metade oeste do Rio Grande do Sul.

Segundo o portal MetSul, essa onda de calor resultará em uma série prolongada de dias quentes, afetando principalmente o Centro e o Norte da Argentina, e se estendendo até o Rio Grande do Sul. Nas regiões afetadas, as temperaturas máximas deverão oscilar entre 36ºC e 39ºC, persistindo pelo menos até a metade da próxima semana.

Municípios como Alegrete, Barra do Quaraí, Itaqui, Maçambará, Manuel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana estarão sob os efeitos desse calor intenso.

Espera-se que a região da fronteira oeste do estado gaúcho atinja marcas próximas aos 40ºC, enquanto Porto Alegre, o Litoral Norte e outras áreas do estado também enfrentarão dias bastante quentes, com temperaturas superiores a 35ºC.

Apesar da previsão de calor intenso na região sul do Brasil, não são esperadas temperaturas extremas em outras partes do país.

Enquanto isso, na Argentina, os termômetros devem ultrapassar os 40ºC, especialmente nas províncias do Oeste e no Norte da Patagônia, onde o Serviço Meteorológico Nacional emitiu alertas vermelhos. No Uruguai, as máximas previstas variam entre 34ºC e 38ºC, com um aviso de onda de calor emitido pelo Instituto Uruguaio de Meteorologia.

To Top