Benefícios

Como ficou o cancelamento de benefícios por falta de Prova de Vida pelo INSS

pensao por morte carteira de trabalho e do inss
Leonidas Santana/Shutterstock.com

Em uma reviravolta surpreendente, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) decidiu reverter a decisão de cancelar benefícios para mais de 4 milhões de pessoas devido à ausência de prova de vida. A mudança visa evitar aglomerações desnecessárias nas agências da Previdência Social, trazendo alívio para os segurados.

Na última semana, um comunicado do Ministério da Previdência Social alertou sobre a situação de cerca de 4,3 milhões de indivíduos com a prova de vida em atraso. Entre eles, 2,9 milhões possuíam aniversários em janeiro e fevereiro, enquanto 1,4 milhão celebraram em março. O Ministério aconselhou-os a comparecerem ao INSS para realizar a comprovação.

Desde janeiro do ano passado, o INSS assumiu a responsabilidade pela prova de vida, eliminando a necessidade de presença física nas agências bancárias ou da Previdência. O Instituto passou a adotar o cruzamento de dados para identificar os beneficiários, analisando atividades como contratação de empréstimos consignados, declaração de Imposto de Renda, consultas médicas em hospitais públicos e até mesmo o uso de aplicativos.

Contudo, o INSS identificou a ausência de informações de 4.351.557 pessoas com datas de aniversário de janeiro a março. Esses beneficiários foram notificados para apresentarem comprovação de vida em até 60 dias, evitando o bloqueio do benefício, por meio do acesso ao aplicativo do Instituto ou comparecimento às agências.

Em resposta à angústia generalizada dos beneficiários diante da possibilidade de perderem seus salários, o INSS esclareceu que a prova de vida permanece sob a responsabilidade do órgão público. Assim, a orientação é que aposentados e pensionistas não precisem se dirigir aos bancos ou agências da Previdência, pois o próprio INSS realizará uma busca ativa, indo até o endereço cadastrado do segurado.

Uma maneira de agilizar esse processo é fazer login no aplicativo usando a conta do Gov.br, desde que possua nível ouro.

To Top