Benefícios

INSS tranquiliza segurados sobre prova de vida: não há necessidade de ir à agência

aplicativo previdencia social e inss
rafapress/Shutterstock.com

Comunicado oficial desmente suspensão de benefícios e orienta sobre novo procedimento.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um comunicado oficial para tranquilizar os segurados sobre a prova de vida. Ao contrário de notícias que circulam online, o INSS não suspenderá os benefícios de quem não fizer o procedimento presencialmente.

Prova de vida automática:

Desde 2023, o INSS realiza a prova de vida automaticamente através do cruzamento de dados de diversos órgãos. Transações bancárias que exigem assinatura ou reconhecimento facial, por exemplo, já comprovam que o segurado está vivo.

Notificação via app e rede bancária:

Recentemente, o INSS enviou comunicados pelo aplicativo Meu INSS e pela rede bancária para 961.868 pessoas nascidas entre janeiro e fevereiro, informando sobre a necessidade de realizar a prova de vida. No entanto, mesmo esses segurados não precisam se deslocar a uma agência.

Busca ativa e comprovação presencial:

O próprio INSS fará a busca ativa e a comprovação presencialmente nas residências dos segurados. Por isso, é importante que todos os segurados confiram no aplicativo se seus dados cadastrais estão atualizados, principalmente o endereço residencial.

Fique atento:

  • O INSS não solicita dados pessoais por telefone, e-mail ou WhatsApp.
  • Em caso de dúvidas, ligue para o telefone 135 ou acesse o site oficial do INSS: www.gov.br/inss/pt-br.
To Top