Benefícios

Pix é usado para aplicar golpes no IPVA

Novo Pix
Miguel Lagoa/Shutterstock.com

A Secretaria da Fazenda de São Paulo está alertando sobre uma nova modalidade de golpe relacionada ao pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Criminosos estão se aproveitando da facilidade oferecida pelo Pix para ludibriar os contribuintes, levando a Secretaria a comunicar as autoridades policiais e a agir contra páginas falsas que estão enganando os motoristas.

Modus Operandi do Golpe:

Os golpistas enviam e-mails persuasivos oferecendo descontos de até 50% no pagamento do IPVA via Pix, direcionando as vítimas para um site falso projetado para roubar informações pessoais e induzir ao pagamento de boletos fraudulentos.

Detalhes do Ataque:

Os e-mails, bem redigidos e sem erros ortográficos, convencem as vítimas com a promessa de descontos e fornecem um botão para consulta, levando a um site falso onde os dados são interceptados pelos criminosos.

O site fraudulento consulta informações reais do órgão de trânsito, aumentando a credibilidade do golpe. Os contribuintes, acreditando na oferta do desconto, são levados a gerar códigos de pagamento via Pix, resultando na transferência dos fundos para contas controladas pelos criminosos.

Proteja-se:

Desconfie de e-mails com ofertas inusitadas ou descontos significativos.
Verifique cuidadosamente os links antes de clicar e evite fornecer informações pessoais em sites suspeitos.
Mantenha seu software de segurança atualizado para identificar ameaças.
Esteja ciente das táticas de phishing e eduque-se sobre como reconhecê-las.
Não repasse mensagens suspeitas para evitar a propagação de golpes.
A segurança online é crucial em um cenário onde ataques financeiros estão se tornando cada vez mais sofisticados e convincentes. Fique atento e proteja suas informações pessoais.

To Top