Benefícios

Novo prazo para declaração do Imposto de Renda 2024 é divulgado pela Receita Federal

Imposto de Renda IRPF IR CPF
Marcelo Ricardo Daros/Shutterstock.com

A Receita Federal definiu o prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda de 2024, um processo realizado por milhares de contribuintes em todo o país. Este ano, os cidadãos terão um período de dois meses para realizar o procedimento e evitar possíveis complicações com o órgão fiscalizador.

A declaração do Imposto de Renda em 2024 terá como referência o ano de 2023, exigindo que os contribuintes informem os rendimentos obtidos ao longo do ano anterior. Para facilitar o processo, a Receita Federal disponibilizará ferramentas importantes.

Confira os detalhes sobre os prazos para a declaração do Imposto de Renda em 2024:

  • O envio poderá ser iniciado em 15 de março;
  • O prazo final é até 31 de maio;
  • Após esse período, ainda será possível realizar o envio, porém com possibilidade de multa por atraso;
  • Recomenda-se que os contribuintes se planejem e reúnam os documentos necessários antecipadamente;
  • Se não for possível concluir o preenchimento a tempo, é recomendado enviar a declaração incompleta e fazer correções posteriormente;
  • A Receita Federal oferece a opção da declaração pré-preenchida, que permite aos contribuintes verificar os dados que o órgão já possui sobre seus rendimentos e fazer correções, facilitando o processo e garantindo prioridade na restituição;
  • Outra maneira de garantir prioridade é solicitar o pagamento via Pix, uma opção disponível desde o ano anterior para contribuintes com chave cadastrada.

Com essas orientações, os contribuintes podem se preparar adequadamente para o período de declaração do Imposto de Renda em 2024 e evitar contratempos com o Fisco.

To Top