Benefícios

Critérios para Aposentadoria por Invalidez no INSS

previdencia social meu inss
edusma7256 / Shutterstock.com

No processo de compreensão dos critérios e requisitos para a obtenção da aposentadoria por invalidez junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é crucial destacar a relevância de entender as enfermidades que podem levar os trabalhadores a receberem esse benefício.

Destinada aos segurados do INSS que, devido a patologias ou acidentes, comprovam ter uma incapacidade permanente para o trabalho, a aposentadoria por invalidez é uma modalidade de seguridade social que busca amparar aqueles que sofrem com prejuízos irreversíveis.

Essa categoria de aposentadoria é concedida aos trabalhadores que não possuem mais condições de exercer suas atividades profissionais, e para sua concessão, o INSS analisa uma série de critérios. É imperativo que o segurado demonstre a impossibilidade de se reabilitar para outra profissão.

Para dar entrada no benefício, é preciso passar por uma perícia médica conduzida por um perito da Previdência Social, responsável por avaliar se a invalidez é temporária ou permanente. Além disso, é essencial estar em dia com as contribuições previdenciárias.

Os critérios para a concessão englobam a incapacidade definitiva para o trabalho e o cumprimento de, pelo menos, 12 contribuições. Em situações de doenças ocupacionais, acidentes, enfermidades incuráveis ou contagiosas, a exigência de carência pode ser dispensada.

Entre as doenças previstas em lei que podem gerar direito à aposentadoria por invalidez, destacam-se:

Abdome agudo cirúrgico
Acidente vascular encefálico (agudo)
Alienação mental
Câncer
Cardiopatia grave
Cegueira
Doença de Paget
Doença de Parkinson
Esclerose múltipla
Espondiloartrose anquilosante
Hanseníase
Hepatopatia grave
HIV
Nefropatias graves
Paralisia irreversível e incapacitante
Radiação por medicina especializada
Tuberculose
Estas são apenas algumas das condições que podem levar à concessão desse importante benefício previdenciário. É fundamental que os trabalhadores conheçam seus direitos e estejam atentos aos critérios estabelecidos para a obtenção da aposentadoria por invalidez.

To Top