Benefícios

SP amplia postos para emissão da Carteira de Identidade Nacional: Vantagens e novos procedimentos

RG identidade documentos
Agência Brasil - Foto: Secom

O período para a obtenção da Carteira de Identidade Nacional (CIN) em todo o território nacional já se encerrou. Embora o documento antigo não precise ser imediatamente substituído pelo novo, a CIN apresenta recursos de segurança que o tradicional RG não possui.

A CIN, como é conhecida, é o novo documento oficial do Brasil, destinado à identificação dos cidadãos brasileiros e naturalizados, com o intuito de substituir o antigo RG. Uma de suas principais características é a inclusão de um QR Code, facilitando a verificação de autenticidade. Além disso, adota o número do CPF, eliminando a necessidade de possuir um número separado.

No período inicial de emissão da CIN, o RG continuará sendo emitido normalmente e permanecerá válido até 28 de fevereiro de 2032. Após essa data, todos os cidadãos deverão providenciar a emissão do novo documento.

No estado de São Paulo, foram criados novos postos de emissão da CIN, visando proporcionar maior agilidade à população. Dentre eles, destacam-se os postos do Poupatempo em diversas localidades, como Cidade Ademar, São Bernardo do Campo, Osasco, Franco da Rocha e Santos, bem como unidades do Demacro de Juquitiba e Deinter 2 de Serra Negra e Lindoia.

Como Emitir a Carteira de Identidade Nacional em São Paulo? O atendimento é realizado mediante agendamento pelo aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, disponível para Android e iOS. No momento do agendamento, é possível selecionar o posto de emissão desejado. No dia agendado, é necessário comparecer ao posto com a certidão de nascimento ou casamento. A solicitação só pode ser feita por maiores de 16 anos que possuam uma conta GOV.BR no nível Prata ou Ouro e estejam em situação regular na Receita Federal. A primeira via da Carteira de Identidade Nacional é gratuita.

To Top