Benefícios

Veja quem é obrigado a fazer a prova de vida pelo INSS

carteira do inss e calculadora de aposentadoria
Brenda Rocha - Blossom / Shutterstock.com

Veja quem é obrigado a fazer a prova de vida pelo INSS O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está em processo de convocação de 4.351.557 aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração para realizar a prova de vida. Desde 2023, o INSS assumiu a responsabilidade pela verificação de vida dos beneficiários, utilizando uma série de informações cruzadas de diferentes órgãos.

No entanto, aproximadamente 4,3 milhões desses beneficiários nascidos entre janeiro e março não foram encontrados em nenhuma base de dados, o que resultou em notificações através do aplicativo Meu INSS, do número 135 ou via notificação bancária.

Os beneficiários que receberem essa notificação são orientados a realizar a prova de vida através do aplicativo Meu INSS, do site, de agências bancárias ou em uma agência do INSS. Caso a prova de vida não seja realizada dentro de 60 dias após a notificação, o pagamento do benefício pode ser bloqueado.

Diversos métodos são aceitos para a realização da prova de vida, incluindo o uso do aplicativo Meu INSS, empréstimos consignados com reconhecimento biométrico, atendimento presencial nas agências do INSS, realização de perícia médica, entre outros.

A prova de vida pode ser feita ao longo do ano por meio de várias ações, como atendimento no sistema público de saúde, vacinação, cadastro ou recadastro em órgãos de trânsito, votação nas eleições, emissão ou renovação de documentos, declaração de Imposto de Renda, entre outros.

O INSS tem um prazo de 10 meses para verificar a vida do beneficiário a partir da data de seu aniversário. Se não for possível verificar através do cruzamento de informações, o segurado tem mais 60 dias para realizar a prova de vida e garantir a continuidade do recebimento do benefício.

To Top