Benefícios

Detran incentiva a regularização online de documentos veiculares para evitar multas

Detran SP
rafapress/Shutterstock.com

O Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran-SP) reforça a importância da regularização dos documentos veiculares, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o licenciamento. A falta de atualização pode resultar em multas severas e apreensão do veículo.

Regularize sua CNH e licenciamento sem sair de casa

Visando a modernização e a praticidade, o Detran-SP expandiu seus serviços digitais. Atualmente, o órgão oferece mais de 70 serviços online através de seu portal e do Sistema Eletrônico de Informações (SEI!), facilitando o acesso do usuário externo. Isso representa que 93% dos atendimentos agora podem ser realizados digitalmente.

Em 2023, o Detran-SP observou um aumento de 30,1% na procura por seus serviços digitais, com destaque para a renovação da CNH, que contou com 89,7% das solicitações realizadas online, somando um total de 4.097.903 documentos renovados pela internet.

Como proceder para a renovação e outros serviços

  • Renovação da CNH: Acesse o portal do Detran-SP, Poupatempo ou o aplicativo Poupatempo Digital e opte por “Habilitação – Renovação online”.
  • Licenciamento: Informe o número do Renavam e quite os débitos veiculares. O pagamento da taxa pode ser realizado por PIX ou nos bancos conveniados e Lotéricas. Após o pagamento, o documento eletrônico é acessível pelo portal do Detran-SP, serviços da Senatran ou pelo aplicativo CDT da Carteira Digital de Trânsito.
  • Alteração de endereço do condutor: Disponível no portal do Detran-SP, este serviço gratuito permite a atualização do endereço do condutor e requer ser titular de uma conta de consumo no novo endereço.
  • Acompanhamento de recursos de penalidades: Para recorrer a penalidades de multas, o processo pode ser iniciado online, aguardando a Notificação de Penalidade para proceder com o recurso.

A digitalização dos serviços visa não apenas a comodidade dos motoristas, mas também promove a eficiência e agilidade nos processos, reduzindo a burocracia e facilitando a vida dos cidadãos paulistas. O Detran-SP encoraja todos os motoristas a aproveitarem os serviços online para manterem seus documentos em dia e evitar inconvenientes legais.

To Top