Benefícios

Cresce o número de brasileiros com restrição no CPF; Saiba como regularizar

CPF Receita Imposto
rafastockbr/Shutterstock.com

Em um cenário econômico desafiador, mais de 71 milhões de cidadãos brasileiros encontram-se com restrições em seus Cadastros de Pessoa Física (CPF) devido a dívidas não pagas. Essa situação impõe barreiras significativas ao acesso a créditos, empréstimos, financiamentos e cartões de crédito, complicando ainda mais a vida financeira desses indivíduos. Entretanto, há caminhos para consultar e negociar essas pendências de forma simplificada e digital.

Impacto da Negativação do CPF

A negativação do CPF pode trazer uma série de consequências negativas, como dificuldades para contratar empréstimos, obter financiamentos, abrir contas correntes, alugar imóveis, e até mesmo para conseguir emprego em algumas situações. Além do constrangimento e do estigma social, estar com o nome sujo afeta diretamente o score de crédito, reduzindo as chances de aprovação em futuras solicitações de crédito.

Como Verificar a Situação do CPF

Para verificar se existe alguma restrição no seu CPF, os consumidores podem recorrer a serviços gratuitos ou pagos das principais agências de proteção ao crédito no Brasil, como Serasa e SPC Brasil.

Serasa

  • Site Oficial e Aplicativo: Disponibilizam consulta gratuita do CPF, permitindo verificar a situação do documento e existência de dívidas registradas.

SPC Brasil

  • Consulta Paga: Oferece opções de consulta completa ou básica do CPF, com a necessidade de pagamento para acessar as informações.

Renegociação de Dívidas

Para aqueles que buscam regularizar sua situação financeira, o governo federal lançou o programa Desenrola Brasil, em parceria com o Serasa, facilitando a renegociação de dívidas para milhões de brasileiros. Além disso, negociar diretamente com a empresa credora permanece uma opção viável para quitar débitos e limpar o nome.

Pribui para a reconstrução da saúde financeira e do bem-estar pessoal.

To Top