Brasil

Operação contra chefes do tráfico no Rio tem 7 mortos e PMs feridos

Policia Militar Operação
Foto Reprodução

Uma operação significativa deflagrada pelas forças de segurança do Rio de Janeiro, envolvendo a Polícia Militar (PM) e a Polícia Civil, resultou na morte de sete indivíduos suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas, nesta terça-feira. A ação, que mirava líderes do Comando Vermelho (CV), uma das facções mais influentes no cenário do crime organizado do estado, também culminou na prisão de cinco homens e deixou dois policiais feridos.

O embate ocorreu em diversas comunidades sob influência do CV, lançando um desafio direto aos chefões da facção, apontados como responsáveis por recentes conflitos territoriais. Dentre os locais visados estavam complexos notórios como Maré, Alemão e Penha, além de outros pontos estratégicos na Zona Norte e Oeste do Rio.

A operação teve início nas primeiras horas, com a PM montando cercos em várias favelas, inclusive a Rocinha, para prevenir a fuga dos alvos. Em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, um confronto resultou na morte de quatro suspeitos. Armas, munições e um veículo roubado foram apreendidos na ocasião.

Outros confrontos em diferentes locais da operação acrescentaram ao saldo de baixas e apreensões, incluindo fuzis, pistolas e drogas. A violência da ação policial gerou repercussão imediata, fechando escolas e alterando a rotina de milhares de estudantes e residentes das áreas afetadas.

A Secretaria Municipal de Educação relatou o impacto significativo nas atividades escolares, com dezenas de unidades de ensino fechando as portas temporariamente, afetando a educação de mais de 20 mil alunos.

Agentes das 2 polícias, incluindo os do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), tinham ido para as seguintes comunidades:

  • Complexo da Maré, na Zona Norte;
  • Complexo do Alemão, na Zona Norte;
  • Complexo da Penha, na Zona Norte;
  • Juramento, Juramentinho e Ipase, em Vicente de Carvalho, na Zona Norte;
  • Flexal, em Inhaúma, na Zona Norte;
  • Guaporé, Tinta e Quitungo, em Brás de Pina e Cordovil, na Zona Norte;
  • Cidade de Deus, na Zona Oeste.

Logo no início da operação, ainda de madrugada, traficantes atearam fogo a barricadas para tentar conter o avanço da PM, e colunas de fumaça podiam ser vistas de longe.

Esta operação representa um capítulo recente na longa história de confrontos entre as autoridades e facções criminosas no Rio de Janeiro, ressaltando a contínua luta contra o tráfico de drogas e a violência associada a ele.

To Top