Benefícios

Orientações para aposentados e pensionistas do INSS na declaração do Imposto de Renda

INSS Dinheiro
Renato P Castilho/Shutterstock.com

À medida que o período de declaração do Imposto de Renda se aproxima, brasileiros por todo o país começam a se preparar para cumprir com suas obrigações fiscais junto à Receita Federal. Uma novidade importante afeta diretamente aposentados e pensionistas vinculados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que já podem acessar o informe de rendimentos de maneira digital, através do portal Meu INSS.

Esse avanço tecnológico simplifica significativamente o processo para esses beneficiários, permitindo que obtenham o documento necessário para a declaração sem precisar sair de casa. O informe detalha os valores recebidos ao longo do ano anterior, bem como o montante de imposto de renda retido na fonte.

Essas informações são cruciais para a correta prestação de contas ao fisco, com o prazo de envio das declarações estabelecido entre 15 de março e 31 de maio deste ano, referindo-se aos rendimentos auferidos em 2023.

Para acessar o informe de rendimentos do INSS para o ano-calendário de 2023, os beneficiários devem seguir um procedimento simples online, começando pela visita ao site do INSS e utilizando a função “Entrar com Gov.br”. Após o login, o processo segue intuitivamente até a obtenção do extrato necessário para a declaração do IR.

Este passo representa mais um avanço na digitalização dos serviços públicos, proporcionando maior comodidade e eficiência para os cidadãos. É imprescindível que os beneficiários revisem atentamente os dados do informe de rendimentos para evitar erros na declaração, que podem levar à necessidade de retificação ou, em casos mais graves, a penalidades aplicadas pela Receita Federal.

To Top