Benefícios

Aposentadoria e o Leão: Como os aposentados devem navegar pela declaração do Imposto de Renda

Receita Federal IR
rafastockbr/hutterstock.com/

A chegada do período de declaração do Imposto de Renda sempre traz uma série de dúvidas para os brasileiros, especialmente para os aposentados. Em 2024, os beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), assim como os aposentados de regimes próprios que se enquadram na obrigação de declarar, precisam estar atentos a todas as regras para evitar transtornos com a Receita Federal.

Declaração de Diversas Fontes de Renda

Além dos valores recebidos como benefício, os aposentados devem incluir na sua declaração do IR 2024 todos os bens materiais, investimentos, e rendimentos isentos ou não tributáveis, como os provenientes de cadernetas de poupança. É de suma importância também declarar valores recebidos em atraso, incluindo precatórios e RPVs.

O Que Precisa Saber para Declarar?

A partir do dia 15 de março, os aposentados que acumulam rendas, seja de outro emprego ou de pensão, devem informar à Receita Federal todas as suas fontes de receita. Esse cuidado se estende à renda de dependentes, se houver. O prazo para envio da declaração se estende até 31 de maio.

Isenções para os Mais Experientes

Um ponto de alívio para os aposentados acima de 65 anos é a isenção extra, válida a partir do mês de aniversário. Para o ano-calendário de 2023, essa isenção chega a R$ 24.751,74. Importante frisar que o informe de rendimentos necessário para a declaração pode ser facilmente obtido via aplicativo ou site do “Meu INSS”, além de estar disponível nos bancos, facilitando o acesso sem a necessidade de deslocamento até uma agência.

Dicas para Reduzir o Imposto a Pagar

Para otimizar a declaração e, possivelmente, reduzir o imposto a pagar ou aumentar a restituição, os aposentados podem se valer de deduções legais, como despesas com saúde e educação. No caso de gastos com saúde, não existe um teto para a dedução, mas é imprescindível ter em mãos todos os comprovantes.

Fique Atento!

Navegar pelas águas da declaração do Imposto de Renda requer atenção e planejamento, especialmente para os aposentados que possuem múltiplas fontes de renda. Mantenha-se informado e consulte um profissional de contabilidade se necessário, para garantir que sua declaração seja feita de forma correta e você possa aproveitar todas as possibilidades de dedução oferecidas pela legislação.

To Top