Brasil

Mortes por dengue no Brasil passam de 200 desde o início do Ano

Vacina Dengue
Foto Reproducao

O Brasil alcançou um triste marco nesta quarta-feira (28), com 207 mortes causadas por dengue desde o início do ano, enquanto outras 674 estão sob investigação. Os dados alarmantes divulgados pelo Ministério da Saúde revelam mais de 991 mil casos prováveis da doença, com um coeficiente de incidência de 488 casos para cada 100 mil habitantes.

Embora o Distrito Federal permaneça como a unidade federativa com a maior taxa de incidência (3.575), Minas Gerais lidera em número absoluto de casos, registrando 332.306. Outros estados como Espírito Santo, Paraná e Goiás também enfrentam altos índices de incidência da dengue.

As estatísticas mostram que a faixa etária mais afetada é a de 30 a 39 anos, seguida pelos grupos de 40 a 49 e 50 a 59 anos. Além disso, as mulheres representam a maioria dos casos de infecção por dengue, totalizando 55%.

Diante desse cenário preocupante, o Ministério da Saúde anunciou o “Dia D” de combate à dengue em todo o Brasil, agendado para o próximo sábado (2). Sob o lema “Brasil unido contra a dengue”, essa iniciativa visa mobilizar a população para intensificar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito transmissor.

Além do “Dia D”, o Ministério da Saúde está adotando outras medidas para combater a proliferação da dengue. Entre elas, destacam-se as visitas técnicas realizadas em apoio aos estados mais afetados, como Paraná, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, com o objetivo de organizar os serviços de assistência. Também está previsto o lançamento do Curso de Capacitação em Arboviroses, voltado para profissionais de saúde.

Para apoiar efetivamente no enfrentamento da doença, o governo destinou um total de R$ 1,5 bilhão para estados e municípios. O primeiro repasse de R$ 23,4 milhões já foi autorizado nesta terça-feira (27) para as áreas que decretaram estado de emergência devido à dengue ou outras arboviroses.

Essas iniciativas buscam conter o avanço da doença e proteger a população brasileira, reforçando a importância da colaboração de todos nesse esforço conjunto de combate à dengue.

To Top