Brasil

Alta de casos de gripe faz Saúde antecipar vacinação

Vacina Gripe
Tong_stocker/shutterstock.com/

O Ministério da Saúde do Brasil decidiu antecipar a campanha de vacinação contra a gripe para o dia 25 de março, exceto na região Norte, em uma resposta proativa ao aumento nos casos de vírus respiratórios observados no país. Tradicionalmente iniciada em abril, a campanha deste ano visa proteger a população antes do inverno, período de maior incidência de doenças respiratórias.

O Instituto Butantan, um dos principais produtores da vacina no Brasil, confirmou a entrega de 5 milhões de doses iniciais, com previsão de completar o fornecimento de 81,8 milhões de doses até abril, assegurando uma cobertura ampla e efetiva.

Grupos Prioritários e Cobertura da Vacinação:

A campanha é direcionada a grupos prioritários, identificados pelo maior risco de contrair o vírus e desenvolver complicações. Entre os elegíveis estão crianças, trabalhadores da saúde, gestantes, idosos, entre outros. A meta é imunizar cerca de 75 milhões de brasileiros, garantindo proteção aos mais vulneráveis.

Importância e Eficácia da Vacinação:

A vacinação anual contra a gripe é crucial para prevenir hospitalizações e mortes, com a Organização Mundial da Saúde estimando que anualmente entre 5% e 10% da população mundial é infectada pelo vírus Influenza, resultando em até 650 mil óbitos.

Composição da Vacina:

A vacina trivalente disponibilizada na rede pública protege contra as três principais cepas do vírus, com sua formulação atualizada anualmente conforme as recomendações da OMS. Para 2024, as cepas incluídas visam as variações de maior circulação no Hemisfério Sul.

Inclusão e Acesso à Vacinação:

Além do importante papel na prevenção da gripe, a vacinação é um elemento chave para a manutenção da saúde pública, reduzindo a pressão sobre o sistema de saúde e protegendo as populações mais vulneráveis de complicações graves.

O Ministério da Saúde enfatiza a importância da vacinação para todos os elegíveis, reforçando o compromisso do governo com a saúde pública e incentivando a população a participar da campanha para garantir a proteção contra a gripe antes do inverno.

To Top