X

Economize nas multas de trânsito com a Carteira Digital de Trânsito

rafastockbr/Shutterstock.com

Uma novidade tecnológica promete aliviar o bolso dos motoristas brasileiros que, por ventura, venham a cometer infrações de trânsito. Trata-se da Carteira Digital de Trânsito (CDT), que, por meio do seu Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), oferece um desconto de até 40% no valor das multas. Este incentivo, embora extremamente vantajoso, ainda é desconhecido por um grande número de condutores no país.

O Benefício do Desconto

O SNE, uma iniciativa do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) em colaboração com o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), não só facilita o acesso às notificações de infrações, mas também concede esse expressivo desconto aos motoristas que optarem por reconhecer a infração, sem apresentar defesa ou recurso.

Como Funciona o Desconto?

Imagine receber uma multa de R$400. Ao se inscrever no SNE e aceitar a infração sem recorrer, o valor da multa é reduzido para R$240, contanto que o pagamento seja efetuado dentro do prazo estabelecido pela autoridade de trânsito, que geralmente é de 30 dias após a notificação da infração.

Disponibilidade do Desconto

O desconto de 40% é acessível tanto para pessoas físicas quanto jurídicas proprietárias de veículos, abrangendo inclusive aqueles que não possuem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por meio do Registro Nacional de Veículos (RENAVAM).

Relacionadas

Cadastro no SNE

Para se beneficiar do desconto e demais vantagens oferecidas pelo SNE, basta realizar o download e cadastro no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível para sistemas Android e iOS. Uma vez instalado, o usuário deve seguir as instruções para aderir ao sistema de notificação e começar a economizar em multas.

Mais que Descontos

Além da economia nas multas, o SNE também permite que os usuários recebam notificações eletrônicas sobre autuações e penalidades aplicadas em território nacional por órgãos de trânsito vinculados ao serviço.

Esta medida é vista como uma forma de incentivar a adesão ao comportamento legal nas estradas e ruas, reforçando a importância de cumprir as leis de trânsito não apenas para evitar penalidades, mas principalmente para assegurar a segurança de todos.