X

Abono Salarial PIS/PASEP 2024: Direitos, valores e datas atuais

rafapress/Shutterstock.com

O Abono Salarial PIS/PASEP se destaca como um importante benefício anual para os trabalhadores brasileiros formais, proporcionando um reforço financeiro com base na Lei nº 7.998/90. Com o valor máximo atingindo o salário mínimo vigente de R$1.412,00, este benefício visa melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, reconhecendo a sua contribuição ao mercado de trabalho.

Critérios de Elegibilidade para o Abono Salarial

Para ser beneficiário do Abono Salarial PIS/PASEP, os trabalhadores devem atender a quatro critérios fundamentais:

  1. Ter atuado formalmente por no mínimo 30 dias no ano-base;
  2. Estar inscrito no PIS ou no PASEP por, ao menos, cinco anos;
  3. Ter recebido, em média, até dois salários mínimos mensais durante o ano de referência;
  4. Possuir suas informações profissionais devidamente reportadas pelo empregador na RAIS ou no e-Social.

Valor Proporcional ao Tempo de Trabalho

O montante do abono é calculado proporcionalmente ao período trabalhado no ano-base, variando de 1/12 do salário mínimo a um salário mínimo completo. Esse cálculo permite que o benefício seja ajustado de forma justa, de acordo com o tempo de serviço do trabalhador durante o ano considerado.

Procedimentos de Pagamento

Relacionadas

A CAIXA Econômica Federal, responsável pelo pagamento do PIS, e o Banco do Brasil, pelo PASEP, seguem um calendário anual específico, baseado no mês de nascimento do trabalhador. Os beneficiários com contas nesses bancos recebem o abono diretamente, enquanto os demais podem efetuar o saque em agências, munidos de documento de identidade.

Calendário de Pagamento 2024

Para 2024, o cronograma do Abono Salarial já foi estabelecido, iniciando em fevereiro para os nascidos em janeiro e concluindo em agosto para aqueles de dezembro. Este calendário planejado facilita a organização financeira dos trabalhadores, permitindo-lhes antecipar e planejar o uso do benefício.

O Abono Salarial PIS/PASEP representa uma parcela vital de apoio financeiro para milhões de trabalhadores em todo o Brasil. Cumprindo os critérios estabelecidos e estando atento ao calendário de pagamentos, os beneficiários podem garantir o recebimento deste auxílio, reforçando sua segurança econômica ao longo do ano.