X

Entenda o que é e quem precisa da carência no INSS

rafastockbr/.shutterstock.com

A carência mínima é um requisito fundamental para a concessão de benefícios pelo INSS. Saiba o que significa e quem precisa cumprir esse tempo de contribuição.

O que é Carência no INSS?
A carência mínima no INSS é o número mínimo de contribuições que o segurado deve ter para ter direito a determinados benefícios previdenciários. Cada benefício tem sua própria exigência de carência.

Quem Precisa Cumprir a Carência?
Se você deseja obter aposentadoria por idade, por tempo de contribuição, especial, por invalidez, auxílio-doença, auxílio-reclusão ou salário-maternidade, é importante entender a carência mínima.

Mudanças na Contagem da Carência
A forma de calcular a carência mudou em junho de 2020. Antes, cada mês de contribuição contava como um mês inteiro de carência. Agora, a contagem é unificada: cada mês de contribuição conta como um mês de carência.

Diferença entre Carência e Tempo de Contribuição
A carência é o tempo mínimo de contribuições exigido para receber um benefício, enquanto o tempo de contribuição é o período total em que o segurado contribuiu para o INSS.

Relacionadas

Isenção da Carência
Em casos de doenças graves, acidentes de trabalho ou outras situações específicas, o segurado pode ser isento da carência mínima.

Benefícios sem Carência
Alguns benefícios do INSS, como pensão por morte, salário-família, auxílio-acidente e salário-maternidade para determinadas seguradas, não exigem carência mínima.

Períodos que não Contam para a Carência
Existem períodos, como serviço militar obrigatório, tempo de recebimento de auxílio-acidente e outros, que adiantam a aposentadoria, mas não contam para a carência mínima.

Se você está planejando sua aposentadoria ou precisa de algum benefício do INSS, certifique-se de entender os requisitos de carência para garantir seus direitos.