Benefícios

Golpes em compras online podem ser evitadas

celular app
Anton Vierietin/Shutterstock.com

O Procon alerta os consumidores para que estejam atentos e evitem cair em golpes ao fazer compras na internet.

1. Cuidado com Golpes e Sites Falsos

Fique atento para não cair em armadilhas de empresas-fantasma que criam sites falsos com ofertas enganosas. Sempre verifique os dados do fornecedor, como endereço físico e CNPJ, e consulte a lista de sites desonestos disponibilizada pelo Procon-SP.

2. Verifique as Informações

Antes de comprar, consulte a lista de empresas não recomendadas pelo Procon e evite clicar em links enviados por email ou mensagens. Busque a empresa por conta própria para garantir sua segurança.

3. Atente-se a Boletos Falsos e Pagamentos via Pix

Tenha cuidado ao pagar boletos e verifique todos os dados antes de efetuar o pagamento. Se receber um boleto falso, entre em contato com o Procon. No caso do Pix, certifique-se do destinatário, pois não há possibilidade de estorno.

4. Faça Pesquisa de Preços

Compare os preços em diferentes fornecedores e leve em consideração todos os custos, incluindo frete e outras despesas. Isso ajuda a evitar surpresas desagradáveis.

5. Estabeleça Prioridades

Faça uma lista do que pretende comprar e defina um limite de gastos para não comprometer o orçamento. Denúncias e reclamações podem ser feitas diretamente no site do Procon-SP.

6. Verifique o Prazo de Entrega

Observe o prazo de entrega e o valor do frete oferecido pelo fornecedor. Se necessário, recuse a entrega se houver indícios de violação na embalagem.

7. Guarde os Comprovantes

Mantenha a nota fiscal e capture todas as telas durante o processo de compra. Salve os emails de confirmação do pedido e pagamento, pois são importantes registros.

Seguindo essas dicas, você estará mais protegido contra golpes e fraudes ao realizar compras online.

To Top